O navio ONE Strength, da mais nova geração de cargueiros sustentáveis do armador Ocean Network Express (ONE), foi recebido nesta semana pela Portonave, em Navegantes, na viagem de estreia pela costa leste da América Latina. O gigante rosa, de 335 metros de comprimento, atracou na segunda-feira e deixou o terminal na terça-feira.
A vinda do navio representa um marco na descarbonização no transporte marítimo. A embarcação porta-contêiner é projetada para aliar eficiência operacional a um alto desempenho ambiental. Durante ...
A vinda do navio representa um marco na descarbonização no transporte marítimo. A embarcação porta-contêiner é projetada para aliar eficiência operacional a um alto desempenho ambiental. Durante a operação na Portonave, foram 1311 descargas e 27 embarques de contêineres.
Continua depois da publicidade
O navio faz parte da linha marítima SX1 do leste da Ásia, com atracações regulares em Navegantes. Além do Brasil, a linha passa pela China, Hong Kong, Singapura, Uruguai e Argentina. O ONE Strength traz tecnologias inovadoras e recursos que garantem redução no consumo de energia e nas emissões de gases poluentes.
O cargueiro pode usar fontes de combustíveis alternativos, como amônia e metanol, possui casco projetado para mais eficiência durante a navegação, dispositivos de economia de energia de última geração, integração de tecnologia inteligente para melhor desempenho operacional, sistema de recirculação de gases e “shore power”, sistema que permite o navio se ligar à energia elétrica em terra, enquanto atracado.
Em breve, a tecnologia “shore power” também estará disponível no cais da Portonave, podendo ser usada não apenas para o ONE Strength, mas para todas as embarcações que tiverem o sistema pra se conectar. A implantação da tecnologia no terminal faz parte dos investimentos de R$ 1 bilhão da Portonave na obra de adequação do cais, pra receber navios de 400 metros de comprimento e 17 metros de profundidade.
Com a nova infraestrutura, prevista pra ser concluída em 2026, será possível realizar a instalação do sistema “shore power”, considerada essencial para o avanço da descarbonização no setor. No Brasil, a Portonave será a primeira empresa a incorporar a nova tecnologia no país. Recentemente, em abril, o terminal também comprou equipamentos com menor emissão de gases poluentes, a serem instalados em 2026.