A floração dos garapuvus promove um espetáculo amarelo nas morrarias da região. Nesta época, as árvores se destacam na paisagem com a explosão de suas flores de cor intensa. O show pode ser visto nos morros de Cabeçudas, Praia Brava, Fazenda, Ressacada e no interior de Itajaí, entre outras matas e encostas da região.
O período da florada varia de setembro a dezembro, sendo mais comum em novembro. As condições climáticas podem contribuir pras flores abrirem mais cedo ou mais tarde. Em anos anteriores ...
O período da florada varia de setembro a dezembro, sendo mais comum em novembro. As condições climáticas podem contribuir pras flores abrirem mais cedo ou mais tarde. Em anos anteriores, a região teve a floração já em setembro, devido às temperaturas mais altas para a época.
Continua depois da publicidade
No verão, os garapuvus seguem seu ciclo com a frutificação, quando as vagens se abrem e liberam sementes que são dispersadas pelo vento, garantindo a regeneração natural da espécie.
Devido ao processo, essas árvores têm alto índice de crescimento e costumam ter vários exemplares perto uns dos outros, o que faz a época de floração ser ainda mais bonita. O garapuvu é uma espécie nativa da Mata Atlântica, com distribuição do Rio Grande do Sul à Bahia.
A árvore é frondosa e pode chegar a 30 metros de altura. O corte só é permitido com autorização ambiental. A espécie tem importância cultural e histórica em Santa Catarina. É a árvore símbolo de Florianópolis, a árvore oficial de Bombinhas e inspira manifestações artísticas.
Com um tronco que pode chegar a 80 centímetros de diâmetro e madeira fácil de ser moldada, a espécie foi muito usada na construção de canoas por indígenas e pescadores artesanais. Hoje, por ter um crescimento rápido, a árvore é recomendada em projetos de reflorestamento de espécies nativas.