A Prefeitura de Itajaí planeja uma nova estrutura turística na área das pedras da praia de Cabeçudas, após a demolição da antiga escadaria que dava acesso ao local. A escada, já alvo de interdições pela Defesa Civil, estava detonada e oferecia riscos aos banhistas, que ainda se arriscavam a subir.
De acordo com o município, o projeto de recuperação da área ainda está em estudo. A prefeitura vai definir o que será feito e o formato da estrutura. A ideia é de um espaço seguro e atrativo pra ...
De acordo com o município, o projeto de recuperação da área ainda está em estudo. A prefeitura vai definir o que será feito e o formato da estrutura. A ideia é de um espaço seguro e atrativo pra turistas e moradores, que pode ser viabilizado em parceria com empresas. Há sugestões de deques e passarela.
Continua depois da publicidade
As pedras no trecho central da praia de Cabeçudas formam um lajeado ou um ilhote, que faz parte das pontas e promontórios rochosos existentes no litoral originados pela proximidade com as montanhas da Serra do Mar.
A formação é parada de diversas aves e virou atração turística, sendo um dos pontos mais visitados e fotografados de Itajaí. As pedras também já foram alvo de estudo acadêmico, com a defesa de medidas de conservação ambiental.
A escadaria para o lajeado era parte da paisagem, mas estava condenada pela Defesa Civil. O acesso chegou a ser interditado após a estrutura perder a base de concreto, corrimões e rampas entre as pedras, mas continuava sendo usado por frequentadores da praia.
Em 2022, a prefeitura tentou improvisar o acesso ao rochedo com um bloco de concreto usado em galerias de drenagem que foi colocado como “ponte” na base pra pedra de Cabeçudas. A medida gerou polêmica e reclamações de moradores, obrigando o município a voltar atrás.
De lá pra cá, a estrutura não recebeu nenhuma manutenção e só se deteriorou mais ainda. A demolição na segunda-feira foi feita pela secretaria de Obras e levou em conta a proximidade do verão e o maior risco de acidentes com o aumento de turistas na praia.