PORTO DE ITAJAÍ
Receita Federal encontra cocaína em contêiner
Apreensão foi de mais 53 quilos de pó
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]
Mais de 50 quilos de cocaína foram apreendidos dentro de um condensador de contêiner refrigerado que chegou ao Brasil e teria como destino final o porto de Luanda, na Angola. A apreensão aconteceu na tarde desta sexta-feira, no Porto de Itajaí.
O esconderijo do entorpecente foi identificado graças ao trabalho de inteligência e monitoramento da Receita Federal. A investigação inicial aponta que a droga não foi inserida no Brasil, mas em algum outro país por onde o contêiner passou antes de chegar ao território nacional.
Continua depois da publicidade
O equipamento estava acoplado a uma carga de proteína animal. A suspeita é que os traficantes não conseguiram retirar a droga em destinos anteriores ao Brasil, onde a carga original foi descarregada. A cocaína foi entregue à Polícia Federal, que agora dá continuidade às investigações.
Somente neste ano, a Receita Federal já apreendeu mais de 2,3 toneladas de cocaína nos portos de Santa Catarina e do Paraná. Em 28 de novembro, por exemplo, uma operação na Portonave, em Navegantes, apreendeu cocaína dissolvida em 300 garrafas de refrigerante.
A droga fazia parte de uma carga regular que seria exportada para a Eslovênia. A apreensão foi possível graças ao uso de escâneres, trabalho de inteligência, monitoramento e o faro preciso dos cães Daphne e Enzo, que ajudaram a localizar o entorpecente.
Franciele Marcon
Fran Marcon; formada em Jornalismo pela Univali com MBA em Gestão Editorial. Escreve sobre assuntos de Geral, Polícia, Política e é responsável pelas entrevistas do "Diz aí!"
