SAÚDE
Moradora denuncia UPA de Itajaí após esperar com embolia
Paciente foi ao local com falta de ar e dor no peito, mas só foi atendida horas depois, com diagnóstico grave
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
A dona Maah Bernardino, de 33 anos, denunciou ao DIARINHO um caso de suposta negligência na Unidade de Pronto Atendimento do Centro Integrado de Saúde (CIS) do bairro São Vicente, em Itajaí. Segundo ela, o episódio aconteceu neste domingo, por volta das 18h45, quando procurou ajuda com fortes dores no peito e falta de ar, mas não recebeu atendimento imediato.
Maah conta que, após passar pela triagem, o enfermeiro teria ignorado a gravidade dos sintomas e sugerido que se tratava de ansiedade. Ela afirma que pediu para que verificassem seu histórico médico, mas não recebeu pulseira de prioridade e foi encaminhada a uma sala para fazer um eletrocardiograma.
Continua depois da publicidade
Ainda de acordo com a paciente, uma enfermeira se aproximou e questionou por que ela estava ali sem pulseira de identificação. Sem conseguir falar direito por conta da falta de ar, Maah relata que a profissional se alterou e a encaminhou para outro setor, em frente à sala de raio-x. Mesmo após a troca de turno, ela seguiu sem atendimento. A funcionária do raio-x teria informado que era necessário aguardar outro exame.
Horas depois, ela finalmente passou por um médico e recebeu o diagnóstico de embolia pulmonar e crise asmática. Maah critica o descaso e afirma que só foi atendida adequadamente após a troca de plantão da equipe de enfermagem.
O DIARINHO entrou em contato com a secretaria de Saúde de Itajaí, mas não teve resposta até o fechamento da matéria.
Redação DIARINHO
Reportagens produzidas de forma colaborativa pela equipe de jornalistas do DIARINHO, com apuração interna e acompanhamento editorial da redação do jornal.
