SUSTENTABILIDADE
Mutirão da Nauterra transforma a Praia do Molhe com limpeza e plantio de mudas nativas
Ação reuniu voluntários que retiraram mais de 150 kg de resíduos
Ana Zigart [editores@diarinho.com.br]



Às vezes, grandes mudanças começam com um simples gesto e quando muitas mãos se unem, o impacto se multiplica. Foi exatamente isso que aconteceu na Praia do Molhe, em Itajaí, onde a Nauterra, empresa que opera a marca Gomes da Costa no Brasil, liderou um mutirão que uniu cuidado com a natureza, engajamento social e propósito.
A ação celebrou o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias e o Dia da Árvore, transformando a data em um movimento real: 120 voluntários, entre colaboradores da empresa e moradores da região, se reuniram para limpar a praia e restaurar a restinga.
Continua depois da publicidade
O resultado impressiona:
- ✅ 154,8 kg de resíduos retirados do ambiente
- ✅ 36 mudas nativas plantadas, ajudando a recuperar o ecossistema local
A mobilização contou com a Eco Local na execução e o Instituto Itajaí Sustentável (INIS) na viabilização, além do apoio do Coletivo Itajaí Lixo Zero, Comitê Itajaí – Movimento ODS SC e Sodexo.
E o que foi feito com os resíduos?
- • 86 kg foram reciclados
- • 26,8 kg foram destinados como rejeito
- • 42 kg ganharam novo uso, transformados em outros materiais pela Eco Local
A iniciativa faz parte do Projeto Oceano Protegido Brasil, da ONG Eco Local, que já realizou mais de 100 operações ambientais em 2025 com apoio da Nauterra. A ação reforça o compromisso da empresa com o ODS 14 – Vida na Água e marcou o início da Semana ODS na Prática
Ana Zigart
Ana Caroline Zigart, jornalista no DIARINHO, pós-graduada em Marketing, Inovação e Criatividade pela Univali. Atua no jornalismo impresso, site e redes sociais.