Itajaí
Oferta de empréstimos nas ruas incomoda moradores do bairro Fazenda
Prefeitura de Itajaí afirma que entrega de cartões e panfletos em via pública é proibida
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
Moradores do bairro Fazenda, em Itajaí, têm relatado preocupação com a abordagem constante de pessoas oferecendo empréstimos nas ruas. Um leitor procurou a redação do DIARINHO após receber, em apenas uma semana, mais de 10 cartões diferentes de serviços de crédito, entregues diretamente em via pública.
Continua depois da publicidade
A situação levanta dúvidas sobre a regulamentação desse tipo de atividade, a existência de fiscalização e a forma como esses empréstimos são cobrados. Segundo o morador, a quantidade de abordagens chama a atenção e gera insegurança, principalmente pela falta de informações claras sobre a origem dos serviços oferecidos.
A prefeitura de Itajaí informou, em nota, que a abordagem de pessoas nas ruas para a entrega de panfletos ou cartões é proibida no município. A auditoria fiscal esclareceu que não concede alvará para esse tipo de prática e que a distribuição de material só é permitida no interior do respectivo estabelecimento comercial ou por meio das caixas de correio.
O município informou ainda que, até o momento, não há reclamações formais sobre esse tipo de ocorrência junto ao Procon ou à auditoria fiscal. Apesar disso, a prefeitura alerta que são recorrentes os casos de migrantes que acabam sendo vítimas de golpes financeiros.
A orientação é para que a população utilize os canais oficiais do Procon, pelo telefone 151 ou pelo site procon.itajai.sc.gov.br, além da Ouvidoria Municipal, pelo telefone (47) 98819-0955, para obter informações e esclarecimentos.
Redação DIARINHO
Reportagens produzidas de forma colaborativa pela equipe de jornalistas do DIARINHO, com apuração interna e acompanhamento editorial da redação do jornal.
