A tradicional “Casa do Divino”, pequena edificação de madeira destinada anualmente a recepcionar o cortejo dos devotos e imperadores do Divino Espírito Santo, em Barra Velha, foi alvo de ladrões de fiação elétrica no domingo, na praça Lauro Carneiro de Loyola, no centro da cidade.
A informação foi confirmada pela secretaria de Planejamento e pela diretoria de Iluminação Pública da prefeitura, que apontou ainda outros pontos de Barra Velha prejudicados pela roubalheira ...
A informação foi confirmada pela secretaria de Planejamento e pela diretoria de Iluminação Pública da prefeitura, que apontou ainda outros pontos de Barra Velha prejudicados pela roubalheira de fios: o Corpo de Bombeiros Militar e o fórum da comarca, todos às margens da lagoa.
Continua depois da publicidade
A ação dos ladrões foi durante a madrugada de domingo e toda a extensão de fiação subterrânea foi levada desde a rua Plácido Gomes de Oliveira até a avenida Vice-Prefeito José Patrocínio de Oliveira, trajeto iniciado na praça e que segue até o acesso ao bairro Quinta dos Açorianos, região central da cidade.
Nos locais ficaram apenas bueiros de fiação abertos e buracos por onde a eletrificação foi arrancada – o trajeto desde a casa religiosa até o fórum tem mais de um quilômetro, o que indica que o “trabalho” dos criminosos durou boa parte da madrugada. O trajeto inclui ainda a sede da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), ao lado do fórum.
Por causa do furto de cabos, a iluminação do quartel, do fórum, da CDL e da Casa do Divino ficou temporariamente prejudicada nesta segunda.
O fato foi comunicado à delegacia da Polícia Civil, onde um boletim de ocorrência foi registrado. A prefeitura estuda solicitar imagens de câmeras na tentativa de identificar os criminosos.
A diretoria de Iluminação Pública faz o levantamento do material furtado. A prefeitura reforçou o pedido para que a população denuncie qualquer atividade suspeita e lembra que o furto de fiação causa não apenas prejuízos financeiros aos cofres públicos, mas também compromete a segurança e a estética urbana.
O que é a “Casa do Divino”
A “Casa do Divino” ou “Casa do Império” é o ponto de onde anualmente saem em procissão os cortejos dos devotos do Divino, subindo da praça da lagoa pela rua Paraná, até a Matriz Divino Espírito Santo. É também onde é hasteada a bandeira com a pombinha, símbolo do Espírito Santo, e local de fé e orações da comunidade católica.