O Museu Oceanográfico Univali, em Balneário Piçarras, recebe a mais completa exposição de longa duração sobre o Titanic da América Latina. A novidade faz parte da inauguração de novas alas da instituição, que agora é o segundo maior museu oceanográfico do mundo, com mais de 2000 m² de área de exposição.
O espaço sobre o naufrágio mais famoso da história traz peças originais, réplicas fidedignas e informações detalhadas. A exposição será permanente e conta com fotos, reportagens, ilustrações, painéis ...
O espaço sobre o naufrágio mais famoso da história traz peças originais, réplicas fidedignas e informações detalhadas. A exposição será permanente e conta com fotos, reportagens, ilustrações, painéis, ferramentas, louças, instrumentos de navegação, roupas e modelos da embarcação, ricos em detalhes.
Continua depois da publicidade
As novidades não param por aí. Dentre as novas alas, os visitantes poderão conferir a exposição sobre as regiões polares, uma das mais completas da América Latina sobre o tema, com cinco salas dedicadas ao Ártico e à Antártica, especialmente o Programa Antártico Brasileiro (Proantar).
O público ainda poderá conhecer a história do mergulho por meio de uma coleção de equipamentos raros e registros visuais que ilustram a evolução da atividade. Já a ala Poluição dos Mares traz dados atuais sobre os impactos da ação humana no meio ambiente, promovendo conscientização e reflexão sobre práticas mais sustentáveis.
A ampliação do museu também dá espaço para a pesca artesanal, com destaque para as expressões culturais de diversas comunidades da costa brasileira. Na exposição Embarcações Tradicionais o visitante pode fazer uma viagem histórica e cultural através de modelos de barcos de diferentes partes do mundo.
Com abordagem ampla e histórica, a ala Caça à Baleia é outra nova atração. A exposição é uma das mais completas do mundo, apresentando todas as fases da prática, desde os povos ancestrais até a caça industrial na Antártica, com destaque para o histórico desta atividade no Brasil.
A inauguração das novas alas foi feita em cerimônia na semana passada. A expansão do museu é fruto de parceria entre Univali, Instituto Cultural Soto e Marinha do Brasil. A iniciativa representa um marco para o museu e para a Univali, fortalecendo o compromisso institucional com a pesquisa científica, a educação ambiental e a preservação da memória oceânica.
“Com essa expansão, o Museu Oceanográfico Univali reafirma seu papel como referência nacional e internacional na difusão do conhecimento sobre os oceanos, ampliando sua capacidade de proporcionar experiências significativas, educativas e transformadoras ao público”, destacou a instituição.
O museu e suas novas alas estão abertas ao público de terça a domingo, das 14h às 17h30. Os ingressos custam R$ 30 (meia-entrada) e R$ 60 (inteira). O museu fica na avenida Sambaqui, 318, em Piçarras, às margens da BR 101.