A Prefeitura de Itapema iniciou nesta semana as tratativas para receber um campus da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), uma das maiores instituições de ensino superior de Santa Catarina. O prefeito Alexandre Xepa (PL) se reuniu na terça-feira com o reitor Valdir Cechinel Filho para discutir a proposta.
Também participaram do encontro o vice-reitor Rogério Corrêa e a pró-reitora de ensino Priscila de Souza. O próximo passo será a definição do terreno que poderá ser cedido pelo município para abrigar ...
Também participaram do encontro o vice-reitor Rogério Corrêa e a pró-reitora de ensino Priscila de Souza. O próximo passo será a definição do terreno que poderá ser cedido pelo município para abrigar a futura estrutura. A expectativa é de que um projeto de lei seja enviado à Câmara de Vereadores para autorizar a cessão da área.
Continua depois da publicidade
Caso seja confirmada, a instalação de um campus da Univali em Itapema ampliaria a oferta de cursos superiores na região, hoje concentrada principalmente em Balneário Camboriú e Itajaí. A cidade, que tem pouco mais de 75 mil habitantes, registra crescimento populacional e demanda cada vez maior por serviços de educação, saúde e infraestrutura.
Parceria já em andamento
A aproximação entre a administração municipal e a Univali não começou agora. Desde agosto, a universidade assumiu a gestão técnico-assistencial do Centro de Atendimento à Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CAP-TEA), recém-inaugurado em Itapema.
Segundo o prefeito Alexandre Xepa, a intenção é ampliar a parceria e transformar a cidade em referência regional em educação. “Trazer um campus da Univali vai ampliar o acesso ao ensino superior, atrair talentos e consolidar Itapema como polo educacional e de oportunidades”, afirmou.
A Univali, fundada em 1989 e com sede em Itajaí, possui campi em Balneário Camboriú, Biguaçu, São José, Tijucas e Florianópolis, além de polos de ensino a distância em diferentes regiões do estado.