Educação
Itapema negocia instalação de campus da Univali
Município avalia cessão de terreno para viabilizar nova unidade
Camila Diel [editores@diarinho.com.br]
A Prefeitura de Itapema iniciou nesta semana as tratativas para receber um campus da Univali, uma das maiores instituições de ensino superior de Santa Catarina. O prefeito Alexandre Xepa (PL) se reuniu, na terça, com o reitor Valdir Cechinel Filho para discutir a proposta.
Também participaram do encontro o vice-reitor Rogério Corrêa e a pró-reitora de ensino Priscila de Souza. O próximo passo será a definição do terreno que poderá ser cedido pelo município para abrigar a futura estrutura. A expectativa é de que um projeto de lei seja enviado à câmara de vereadores para autorizar a cessão da área.
Continua depois da publicidade
Caso seja confirmada a instalação, o campus ampliaria a oferta de cursos superiores na região, hoje concentrada em Balneário Camboriú e Itajaí. A cidade, que tem pouco mais de 75 mil habitantes, registra crescimento populacional e maior demanda por serviços de educação, saúde e infraestrutura.
A aproximação entre a administração municipal e a Univali não começou agora. Desde agosto, a universidade assumiu a gestão técnico-assistencial do Centro de Atendimento à Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CAP-TEA), recém-inaugurado em Itapema. “Trazer um campus da Univali vai ampliar o acesso ao ensino superior, atrair talentos e consolidar Itapema como polo educacional e de oportunidades”, afirmou o prefeito Alexandre Xepa.
Camila Diel
Camila Diel; jornalista no DIARINHO; formada pela Univali, com foco em jornalismo digital e produção de reportagens multimídia.
