JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Jorginho larga na frente, mostram pesquisas
(foto: divulgação)
Pesquisas mostram o governador Jorginho Mello (PL) com boa distância dos seus adversários em 2026
Rei da pavonice
Se enganou redondamente quem achou que o novo chefe de gabinete do vice-prefeito, o papai sabe-tudo Rubens Angioletti (PL), iria tentar conquistar a tchurma do governo pela simpatia e ...
Já tem cadastro? Clique aqui
Quer ler notícias de graça no DIARINHO? Faça seu cadastro e tenha 10 acessos mensais
Ou assine o DIARINHO agora e tenha acesso ilimitado!
Faça login com o seu e-mail do Google:
OU
Se você já tem um login e senha, por favor insira abaixo:
Rei da pavonice
Se enganou redondamente quem achou que o novo chefe de gabinete do vice-prefeito, o papai sabe-tudo Rubens Angioletti (PL), iria tentar conquistar a tchurma do governo pela simpatia e carisma, depois das críticas por ter sido emplacado num dos cargos mais impiçados da prefa mesmo sendo ex-militante do PDT e tendo trabalhado pro Guri do Povo Osmar Teixeira (Podemos) na eleição pra prefeito de Itajaí. O homem já está sendo apelidado de rei da pavonice.
Sem votos
O Guilherme Tamanini estaria se achando num nível quântico superior a todos os edis e secretários do governo. Além de não ter concorrido no pleito, o rapaz anda com fama de zero votos, porque ninguém suporta a sua arrogância. Os vereadores são tratados com desdém, porque o homem chega logo arrotando um conhecimento técnico seguido de um riso irônico, como se só ele soubesse de tudo.
Filtrando
Para piorar, os secretários municipais que desempenham um papel técnico e político ao mesmo tempo, estariam sendo questionados pelo chefe de gabinete do vice-prefeito sobre seus discursos em cerimônias públicas e entrevistas para veículos de imprensa. Guilherme tem dito que seu papel é fazer um filtro do que é falado em nome do governo. Tá se passando o rapaz, hein?
Novidade
Em um episódio constrangedor, Guilherme teria solicitado a cópia do discurso de uma bagrona, digo, secretária antes de um evento do município e, depois de receber a prévia do que seria falado, fez cortes e deu ordens dizendo que tava tudo errado. Confesso que já vi quase de tudo em política, mas esse jeitinho carinhoso de chamar os outros de despreparados é novidade.
Desembucha JC (Musa dos olhos coloridos)
Palavras bonitas
Tem gente de cara sobre como o bagrão, que até ontem militava na esquerda e apoiava outro grupo político, chegou chegando no governo a ponto de ter informações estratégicas e querer mandar nos vereadores da base e nos secretários municipais.
Se a moda pega
Coço o cocuruto devastado pelo tempo matutando se, daqui a pouco, qualquer um que chegar e falar meia dúzia de palavras bonitas vai entrar pela janela e pisar na cabeça dos bagrinhos e mandar nos bagrões? Se a moda pega...
Assunto proibido
Os linguarudos de plantão do outro lado da vala, alardeiam que um assunto proibido no paço da beiradinha do rio Itajaí-Açu, em Navega city pelo prefeito Liba Top, ops, Fronza (PSD) e seu abençoado, digo, bem-aventurado Ricardo Ventura (PP) é a palavra “água”.
“O amigo trai na primeira esquina. Ao passo que o inimigo não trai nunca. O inimigo é fiel” - Nelson Rodrigues
Perrengue
Tudo por conta do perrengue dos últimos dias, da falta de água que deixou na secura muitos dengo-dengos. E o Liba correu pra estancar o prejuízo, falando da estação de tratamento de Gravatá, e colocou um pouco na espinha do Semasa do lado de cá da vala.
Vantajoso
O Liba falou que o Semasa tinha aumentado o valor cobrado de Navegantes, por conta de obras na autarquia de Itajaí que ainda não tinham saído do papel, mas que era parceiro. Ora, prefeito, o contrato do Semasa de Itajaí com a Sasan dengo-dengo é muito mais vantajoso pra Navegantes do que pra Itajaí.
Entra com o cano
O valor cobrado pra Navegantes que só entra com o “cano”, permite que venda a água para os navegantinos e ainda sobra dinheiro na caixa da água, digo, nas contas da Sasan. Um negócio da China, das arábias ou como queiram nominar. E num é?
Reservação
O que é necessário é correr atrás pra investir ainda mais em “reservação”. O que se sabe é que o Semasa alugou uma ‘estação de tratamento’ pra colaborar nesta época medonha de calor e alto consumo, e Navegantes?
Clube surrupiava água
O que dizer de um clube conhecido da capital do marreco assado, da pronta entrega e do tecido que mantinha uma ligação clandestina desde 2012, quando o fornecimento foi cortado por falta de pagamento. Pois, fizeram um “gato” e por mais de uma década surrupiaram o precioso líquido sem espirrar um puto. Além do ressarcimento, tem que ter punição severa. Igual quando é o Zezinho.
Quanto vale uma vida?
Sou um defensor da lei, mas confesso que tem situações que me fazem desacreditar do sistema, como foi o caso da motorista que estava bêbada e causou um acidente, provocando a morte da sua caroneira. Ela pagou R$ 30 mil de fiança e vai responder em liberdade. Quanto vale essa vida?
Pesquisa
Uma pesquisa feita pelo Instituto Sul Pesquisas revelou a opinião dos eleitores para deputado estadual e federal na Dubai. Cerca de 967 pessoas participaram, entre os dias 24 e 26 de novembro de 2025.
A palavra “água” estaria sendo proibida no paço dengo-dengo do lado de lá da vala, em Navega City, pelo prefeito Liba Top, ops, Fronza (PSD) (foto: divulgação)
Federal
Para deputado federal, os mais bem votados foram Renan Bolsonaro (PL), com 21,1%; Eduardo Zanatta (PT), com 16,3%; Junior Pavan (PSD), com 12,1%; deputada Paulinha (Podemos), com 8,3%; Naifer Neri (Novo), com 5,1%; o deputado Júlio Garcia (PSD), com 4,2%; deputado Sargento Lima (PL), com 3,5% e Dr. Élcio (MDB), com 2,2%. Não responderam somou 27,2%.
Estadual
Para deputado estadual, os mais indicados foram o deputado Carlos Humberto (PL), com 32,4%; o ex-prefeito Fabrício Oliveira (PL), com 27,3%; o ex-prefeito Edson Piriquito (Republicanos), com 11,3%; o presidente da câmara, Marcos Kurtz (Podemos), com 10,2%; o vereador Marcelo Achutti (MDB), com 6,9%; Lucas Gotardo (Novo), com 4,2% e Ciça Muller (PDT), com 2,8%. Não responderam somou apenas 4,9%.
Senado
Os nomes mais lembrados foram Caroline de Toni (PL), com 27,3%; Carlos Bolsonaro (PL), com 20,2%; Gilson Marques (Novo), com 13,6%; Esperidião Amin (PP), com 11,3% e Décio Lima (PT), com 4,6%. Não responderam somou 23%.
Governo
O governador Jorginho Mello (PL), com 34,2%; seguido pelo prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD), com 25,8%; por Décio Lima (PT), com 9,6%; Adriano Silva (Novo), com 5,7%; Marcos Vieira (PSDB), com 2,6%; e Paulo Bauer (sem partido), com 1,4%. Não responderam somou 20,7%.
Presidente
O mais votado foi o governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), com 33,4%; seguido pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), com 31,9%; o presidente Lula (PT), com 14,6% e pelo governador de Minas Gerais, Romeo Zema (Novo), com 6,1%. Não responderam somou 14%.
Administração Municipal
O Instituto Sul também fez levantamento sobre a administração da prefeita Juliana Pavan (PSD). A pesquisa mostrou que 79,4% acham boa; 11,4% entendem como razoável; 6,4% acham a administração ruim e 2,8% não sabem ou não quiseram responder.
Estado
Na manhã desta terça-feira, o Instituto Mapa, de Florianópolis, divulgou a sua primeira pesquisa de intenção de voto para o governo da Santa & Bela. Entre os dias 1º e 8 de dezembro de 2025 o Instituto entrevistou, via ligação telefônica, 1008 eleitores de 53 cidades catarinenses.
Estimulada/espontânea
Onde são apresentados o nome, o governador Jorginho Mello (PL) recebeu o voto de 56,2%, seguido do prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD), com 17%, e do presidente nacional do Sebrae, Décio Nery de Lima (PT), com 10,4. Na espontânea, onde o eleitor diz o nome do candidato que vai votar, Jorginho Mello (PL) continua na frente com 30,6%, seguido de João Rodrigues (PSD) com 6,6% e de Décio Lima (PT).
Rejeição
O pré-candidato do PT, Décio Lima, com 50,9%, seguido pelo governador Jorginho Mello, com 14,3%. O menos rejeitado da pesquisa foi o prefeito João Rodrigues, que apresentou o índice de 8,1%. Outros 12,3% disseram não rejeitar nenhum candidato e 10,7% não souberam responder.
Segundo turno
Em uma possível disputa de segundo turno entre Jorginho Mello (PL) e João Rodrigues (PSD), o governador foi citado por 58,6% e o prefeito de Chapecó recebeu 21,5% dos votos. Por regiões, Jorginho Mello (PL) só não lidera na região de Chapecó, onde João Rodrigues aparece na frente. No vale do Itajaí, Jorginho aparece em primeiro, seguido de Décio Lima e João Rodrigues. Na região metropolitana de Florianópolis e de Joinville, Décio Lima aparece na segunda posição, ficando atrás do governador Jorginho Mello e seguido por João Rodrigues.
Comparação
Fazendo uma comparação entre as pesquisas do Instituto Sul Pesquisas e do Instituto Mapa para o governo do estado da Santa & Bela, a margem de vitória a Jorginho Melo segue ainda maior, chegando a mais de 56% na espontânea e abrindo mais que o dobro do segundo colocado, João Rodrigues que tem 17%, neste cenário.
Conteúdo Patrocinado
Comentários:
Deixe um comentário:
Somente usuários cadastrados podem postar comentários.
Dando seu ok, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade e com o uso dos cookies que nos permitem melhorar nossos serviços e recomendar conteúdos do seu interesse.