VIDA NOVA
Pinguins resgatados na região vão pra Floripa se preparar pra volta ao habitat natural
Animais foram encontrados em Penha e Governador Celso Ramos e socorridos pela equipe da Univali
João Batista [editores@diarinho.com.br]
Três pinguins-de-Magalhães resgatados na região pela equipe técnica da Univali do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) foram pra Florianópolis pra uma nova fase no processo de reabilitação pra voltar ao habitat natural.
Os animais tinham sido encontrados em Penha, nos dias 12 de agosto e 1º de setembro, e em Governador Celso Ramos, no dia 17 de agosto. Eles foram socorridos e receberam tratamento veterinário na Unidade de Estabilização de Animais Marinhos da Univali, em Penha.
Continua depois da publicidade
Após apresentarem bons resultados nos exames, os pinguins foram encaminhados na segunda-feira para o Centro de Pesquisa e Reabilitação de Animais Marinhos (Cepram/R3Animal), em Florianópolis.
No local, junto com outros pinguins também em tratamento, os animais continuam recebendo acompanhamento veterinário até que estejam prontos para a reintegração na natureza.
A equipe da Univali destacou que a transferência de Penha pra Floripa conclui a fase de estabilização dos animais para que, em breve, eles tenham condições de voltar ao seu habitat natural. O avanço no tratamento é bom sinal, já que os pinguins costumam chegar debilitados ou doentes na costa.
Esta é a época da migração da espécie, que vem da Patagônia, na Argentina, para o sudeste do Brasil em grandes grupos. Alguns indivíduos se perdem do grupo e ficam debilitados devido ao gasto de energia na viagem, o que favorece infecções. Muitos são levados pelas correntes e encalham nas praias, a maioria já mortos.
João Batista
João Batista; jornalista no DIARINHO, formado pela Faculdade Ielusc (Joinville), com atuação em midia impressa e jornalismo digital, focado em notícias locais e matérias especiais.
