CRIME
Suspeito de fraude cibernética é preso em Balneário Camboriú
Operação também cumpriu ordens de busca na cidade
Camila Diel [editores@diarinho.com.br]

Uma pessoa foi presa e três mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Balneário Camboriú na manhã de quinta-feira. A ação faz parte da operação “Credencial fantasma”, do CyberGaeco e do Departamento de Investigação Criminal de São José, da Polícia Civil de Santa Catarina. Além das prisões e buscas, a Justiça determinou a indisponibilidade de bens e o bloqueio de contas bancárias dos investigados.
A investigação apura um grupo criminoso de atuação nacional, especializado em ataques cibernéticos contra instituições financeiras e órgãos públicos. Segundo o MP, o grupo teria invadido o sistema de pagamentos da Prefeitura de São José usando credenciais fraudulentas.
Continua depois da publicidade
Com esses acessos, os criminosos criaram novos usuários e autorizações para liberar pagamentos indevidos. Foram identificadas 11 tentativas, que somavam R$ 2,5 milhões. Apenas uma foi concluída, causando prejuízo de R$ 85 mil aos cofres públicos de São José.
De acordo com a investigação, o golpe começou quando os bandidos conseguiram credenciais de servidores municipais por meio de ataques de phishing — técnica de engenharia social em que as vítimas são induzidas a fornecer dados sensíveis ou executar ações que abrem brechas de segurança.
As diligências apontaram pelo menos quatro integrantes responsáveis pelos acessos. Os crimes apurados incluem furto mediante fraude, invasão de dispositivo informático e lavagem de dinheiro. Parte do grupo já havia sido investigada pela PF, que em maio apurou ataques virtuais e o furto milionário de criptoativos.
Camila Diel
Camila Diel; jornalista no DIARINHO; formada pela Univali, com foco em jornalismo digital e produção de reportagens multimídia.