ABSURDO
Passageiro abandona cachorro no aeroporto de Floripa e é preso em Brasília
Crime prevê até cinco anos de prisão, além de multa
Camila Diel [editores@diarinho.com.br]

Um passageiro foi preso em flagrante por maus-tratos após abandonar o cachorro de estimação no estacionamento do Aeroporto Internacional Hercílio Luz, em Florianópolis. O caso aconteceu na noite de quarta-feira e foi solucionado por meio de ação conjunta da Polícia Civil de Santa Catarina (PCSC) e da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF).
Segundo a Polícia Civil, o passageiro tentou embarcar acompanhado do animal, mas não conseguiu. Câmeras de segurança registraram o momento em que ele deixou o cachorro dentro da caixa no estacionamento e seguiu viagem para Brasília.
Continua depois da publicidade
Ao g1, o delegado responsável pelo caso, Renan Scandolara, informou que o homem foi impedido de embarcar porque a caixa de transporte não atendia aos requisitos da companhia aérea. Ainda de acordo com Renan, um funcionário do aeroporto chegou a oferecer a remarcação gratuita do voo para que o homem pudesse ajustar a caixa de transporte. No entanto, ele recusou a proposta.
Funcionários da concessionária que administra o aeroporto encontraram o animal e acionaram a Delegacia de Proteção ao Turista (DPTUR/PCSC), que atua no terminal. Durante a apuração, os policiais catarinenses descobriram que o passageiro já estava em voo para Brasília.
Continua depois da publicidade
As informações foram repassadas imediatamente à Polícia Civil do Distrito Federal e com apoio da Delegacia de Repressão aos Crimes Contra os Animais foi feita a abordagem. O homem foi preso em flagrante dentro do avião, logo após o pouso. O cachorro foi resgatado e está em segurança.
A conduta configura crime de maus-tratos a animais, na modalidade abandono, previsto no artigo 32 da Lei nº 9605/98. A pena pode chegar a cinco anos de prisão, além de multa e proibição de guarda. A PCSC reforça o pedido para que casos semelhantes sejam denunciados pelos canais oficiais.
Camila Diel
Camila Diel; jornalista no DIARINHO; formada pela Univali, com foco em jornalismo digital e produção de reportagens multimídia.