INTERDITADO
Ressaca detona deque da Praia do Cascalho em Penha
Parte da estrutura foi isolada por segurança; calçadas também cederam
Camila Diel [editores@diarinho.com.br]



A Defesa Civil de Penha interditou parcialmente o deque e isolou trechos da praia do Cascalho após os estragos causados pela ressaca do mar entre os dias 8 e 10 de agosto.
Com a força das ondas, parte do gabião de pedras que sustenta o deque — já danificado anteriormente — acabou se desfazendo, deixando a estrutura mais frágil. “Gerando danos e fragilidade da estrutura existente”, explicou a diretora da Defesa Civil, Fernanda Anselmo.
Continua depois da publicidade
Por precaução, a ponta do deque foi fechada ao público. O impacto da maré alta também atingiu os muros de contenção no início da praia, provocando rompimento e a queda parcial das calçadas.
Nesse trecho, a Defesa Civil realizou novo isolamento para evitar acidentes, já que o espaço é bastante frequentado por moradores e turistas.
Com o Auto de Constatação nº 34/2025, a prefeitura vai iniciar os trâmites legais para recuperação da área.
O Instituto do Meio Ambiente de Penha (Imap) já avalia as questões ambientais que envolvem as futuras obras de reforço e reparo da região costeira.
Camila Diel
Camila Diel; jornalista no DIARINHO; formada pela Univali, com foco em jornalismo digital e produção de reportagens multimídia.