Clima instável
Ciclone traz chuva e ventos fortes a SC
Itajaí e região devem registrar temperaturas mais amenas ao longo da semana
Camila Diel [editores@diarinho.com.br]

O tempo muda a partir desta terça-feira na região. A formação de um ciclone extratropical entre o Uruguai e o sul do Rio Grande do Sul deve trazer chuva para o estado.
De acordo com a Defesa Civil, o sistema vai provocar chuva forte entre a Grande Florianópolis, o Baixo e Médio Vale do Itajaí e o Litoral Norte, principalmente entre terça e quarta. Há risco baixo a moderado para alagamentos. Além disso, os ventos ganham intensidade e podem ultrapassar os 70 km/h em áreas mais elevadas, aumentando as chances de destelhamentos, queda de árvores e danos à rede elétrica.
Continua depois da publicidade
Em Balneário Camboriú, o alerta aponta para chuva persistente a partir das 10h desta terça até as 15h de quarta, com risco moderado de alagamentos. As rajadas de vento, de acordo com a Epagri/Ciram, podem chegar a 51km/h. Em caso de emergência, a população pode acionar o 199.
Já em Itajaí e região, conforme o Labclima/Univali, a previsão é de chuva moderada até a manhã de quarta, acompanhada de rajadas de vento que podem chegar a 39 km/h. A partir de quinta-feira, o sol volta a aparecer, favorecendo a elevação das temperaturas.
As temperaturas sobem em relação às semanas anteriores. As mínimas devem variar entre 12°C e 15°C, e as máximas ficam entre 21°C e 25°C. A sexta-feira promete ser o dia mais quente, com previsão de até 28°C. Já o domingo deve ser de queda brusca nas temperaturas, variando entre 8°C e 13°C.
Camila Diel
Camila Diel; jornalista no DIARINHO; formada pela Univali, com foco em jornalismo digital e produção de reportagens multimídia.