POLÍCIA CIVIL
Delegacias mudam pra novo endereço em frente ao antigo píer turístico
Local não faz BOs. Comunidade deve registrar as ocorrências na delegacia regional ou pela delegacia virtual na net
João Batista [editores@diarinho.com.br]
As 1ª e 2ª delegacias de Polícia Civil de Itajaí e a Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso (Dpcami) estão funcionando em novo endereço, na avenida Paulo Bauer, 800, ao lado da Polícia Federal e perto do antigo píer turístico.
Antes, no local, funcionava uma casa noturna e, mais recentemente, um mercado gourmet, que fechou as portas no ano passado. As unidades da polícia ficavam na rua Brusque e se mudaram para o centro há cerca de um mês.
Continua depois da publicidade
Houve uma redistribuição dos serviços prestados pelas delegacias com a mudança de endereço. O novo local concentra apenas os trabalhos de investigação dos inquéritos policiais, abrigando as salas dos delegados e setores administrativos.
Já o atendimento para boletim de ocorrência passou pra sede da Delegacia Regional de Itajaí, na avenida Sete de Setembro, 600. No endereço, foi criada a Central de Boletim de Ocorrência, com horário de segunda à sexta-feira, das 12h às 17h.
Continua depois da publicidade
A Polícia Civil orienta que as pessoas também podem registrar o BO pela internet, no site da Delegacia Virtual. No endereço da avenida Paulo Bauer, o prédio ainda passa por melhorias e ganhará placa de identificação na fachada e na cobertura.
O novo prédio também é alugado pelo governo do estado, assim como no endereço da rua Brusque, que as delegacias tiveram que desocupar. As unidades deveriam ser instaladas do complexo da Polícia Civil na avenida Joca Brandão, atrás da Delegacia Regional, mas a obra anunciada há 10 anos está abandonada desde 2018.
Há projeto pra conclusão do complexo, mas sem previsão de abertura. O prédio de quatro andares foi erguido pra centralizar os serviços de diversas unidades, entre elas a Dpcami, 1ª e 2ª delegacias, a delegacia de Trânsito, a diretoria de Polícia do Litoral, a Polícia Científica e a Divisão de Investigação Criminal (DIC).
Governador anuncia mais um concurso com 300 vagas para a Polícia Civil
O governador Jorginho Mello (PL) anunciou a abertura de um novo concurso público com 300 vagas para agentes da Polícia Civil de Santa Catarina. O anúncio foi durante a formatura da nova turma de policiais civis, em cerimônia no Teatro Ademir Rosa, em Florianópolis, na semana passada.
Na ocasião, 59 profissionais concluíram o curso de formação da Acadepol, sendo 43 delegados, 15 psicólogos e uma escrivã. Todos foram aprovados em concursos autorizados no fim de 2023, após uma década sem seleções para essas funções no estado.
Continua depois da publicidade
De acordo com o delegado-geral da Polícia Civil, Ulisses Gabriel, todos os formandos já foram nomeados e devem assumir suas funções nas próximas semanas. Ele destacou a agilidade do processo. “Nós realizamos o concurso e, num prazo recorde, o governador fez a nomeação. Nunca antes na história houve um intervalo tão curto entre o término do concurso e a nomeação. Em 15 dias eles estarão assumindo as delegacias, do sul ao norte, de leste a oeste”, disse.
Ulisses também informou que o orçamento da Polícia Civil saltou de cerca de R$ 70 milhões em 2022 para mais de R$ 100 milhões em 2024 e 2025, reflexo do compromisso do governo estadual com o setor.
A previsão é que a prova do novo concurso ocorra ainda neste ano, com a formação e ingresso dos aprovados programados para o ano de 2026. Serão 200 vagas para escrivães e 100 para agentes de polícia.