“ELEFANTE BRANCO”

Prédio abandonado da Polícia Civil tem promessa de retomada das obras

Construção parada desde 2018 é símbolo do descaso e gera queixas de vizinhos

Local virou depósito de lixo e abrigo de andarilhos (Foto: João Batista)
Local virou depósito de lixo e abrigo de andarilhos (Foto: João Batista)
miniatura galeria
miniatura galeria

A mudança de delegacias da rua Brusque para endereço também alugado na avenida Paulo Bauer, em Itajaí, trouxe à tona a situação de abandono do prédio que deveria abrigar o Complexo de Segurança da Polícia Civil de Itajaí, no centro, atrás da Delegacia Regional. A construção anunciada há 10 anos, está parada desde 2018, à espera de conclusão. A Polícia Civil diz que as obras serão retomadas em breve.

O DIARINHO já noticiou diversas queixas de moradores sobre a situação de insegurança pela obra abandonada, além de casos de furtos de materiais, invasões e vandalismo, que levaram ao fechamento ...

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

O DIARINHO já noticiou diversas queixas de moradores sobre a situação de insegurança pela obra abandonada, além de casos de furtos de materiais, invasões e vandalismo, que levaram ao fechamento de acessos ao prédio. A presença de andarilhos no entorno é um problema que preocupa a vizinhança.

Continua depois da publicidade

Na semana passada, um morador passou pelo local à noite e relatou andarilhos “acampados” no terreno. “O prédio se encontra abandonado, sem nenhuma fiscalização. Os moradores de rua estão ali como se fosse a casa deles. É um caso sério que precisa de uma solução o mais rápido possível”, comentou o denunciante.

Durante o dia, a área serve pra estacionamento. O lixo espalhado pelo terreno, roupas e até um colchão jogados no chão são sinais da presença de andarilhos no local. Entulhos estão dentro dos tubos de saída do sistema de drenagem. Já a estrutura do prédio está se deteriorando com infiltrações e as paredes seguem sendo alvo de pichações.

A construção está no terreno da antiga 1ª Delegacia de Polícia Civil de Itajaí, demolida em 2016 para dar lugar ao complexo. O projeto prevê centralizar os serviços das polícias Civil e Científica, hoje com unidades espalhadas por endereços provisórios e alugados pela cidade, como a Delegacia de Proteção à Mulher e Criança (Dpcami), a 1ª e 2ª delegacias, a Divisão de Investigação Criminal (DIC) e o Instituto Geral de Perícias (IGP).

Há cerca de um mês, a Dpcami e as 1ª e 2ª DPs, que ficavam na rua Brusque, se mudaram para a avenida Paulo Bauer, em frente ao antigo píer turístico. O endereço atende às investigações policiais, mas não serve pra registro de boletins de ocorrência, que migrou para uma central junto à Delegacia Regional de Itajaí, na esquina das avenidas Sete de Setembro e Joca Brandão. 

Nova licitação pra conclusão do complexo

A Polícia Civil de Santa Catarina informa que as obras de construção do complexo serão retomadas em breve. Segundo nota do órgão, o processo está em fase de licitação, por meio de pregão eletrônico, previsto para a próxima quinta-feira. O edital vai escolher a empresa que ficará responsável pela finalização da obra.

“A estrutura deve centralizar diversos serviços da Polícia Civil para melhor atender à população de Itajaí e região”, explicou a Polícia Civil. A nova licitação é esperada desde 2021, quando o contrato com a empreiteira foi rompido na fase final da construção.

Segundo a Polícia Civil, o processo foi retomado em 2023 pelo governo Jorginho, com a elaboração do projeto pra conclusão do prédio, mas os recursos pra obra só teriam sido autorizados em 2024, permitindo a abertura da licitação. O valor estimado era de R$ 3,6 milhões, vindos do orçamento das polícias Civil e Científica.

Continua depois da publicidade






Conteúdo Patrocinado



Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Clique aqui para fazer o seu cadastro.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

WhatsAPP DIARINHO

Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






216.73.216.51


TV DIARINHO


João Carlos Anacleto, de 79 anos, é um verdadeiro guardião da história do futebol de Itajaí. Nessa entrevista ...



Especiais

Afinal, quanto dinheiro o Brasil recebeu de financiamento climático?

CLIMA

Afinal, quanto dinheiro o Brasil recebeu de financiamento climático?

Boulos substitui Macêdo com desafio de levar temas sociais para Secretaria da Presidência

ESCALA 6X1

Boulos substitui Macêdo com desafio de levar temas sociais para Secretaria da Presidência

O plano do governo para manter territórios indígenas seguros

E depois da desintrusão?

O plano do governo para manter territórios indígenas seguros

Do palco de Mariah Carey às mudanças climáticas

Ilha do Combu

Do palco de Mariah Carey às mudanças climáticas

Por que a Espanha avança e o Brasil caminha para mais restrições?

Debate do aborto

Por que a Espanha avança e o Brasil caminha para mais restrições?



Blogs

Cidade limpa deve ser prioridade

Blog do Magru

Cidade limpa deve ser prioridade

Dona Justa manda vereador tirar vídeos contra secretário

Blog do JC

Dona Justa manda vereador tirar vídeos contra secretário



Diz aí

"O Metropol era o melhor time do estado. O Marcílio era o segundo"

Diz aí, Anacleto!

"O Metropol era o melhor time do estado. O Marcílio era o segundo"

"Tem que entregar. Ninguém está garantido nesse governo. Nem nós."

Diz aí, Rubens!

"Tem que entregar. Ninguém está garantido nesse governo. Nem nós."

“Acho que a atividade-fim tem que se manter 100% pública, que é a educação”

Diz aí, Níkolas!

“Acho que a atividade-fim tem que se manter 100% pública, que é a educação”

"Nosso projeto é de clube formador, de dar oportunidades aos jovens talentos"

Diz aí, Bene!

"Nosso projeto é de clube formador, de dar oportunidades aos jovens talentos"

“O gargalo que a gente enfrenta é a mão de obra e a qualificação da mão de obra”

Diz aí, Thaisa!

“O gargalo que a gente enfrenta é a mão de obra e a qualificação da mão de obra”



Hoje nas bancas

Capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.