👬 DIA DO AMIGO
App brasileiro usa IA para ensinar crianças a fazer amigos e dizer não ao bullying
No dia 20 de julho, o Mirimim lança protocolo “Amizade Saudável”, com jogos e atividades gratuitas sobre empatia, respeito e convivência
Ana Zigart [editores@diarinho.com.br]

Amizade se aprende e quanto mais cedo, melhor. Para celebrar o Dia do Amigo, comemorado dia 20 de julho, o aplicativo brasileiro Mirimim estreia o protocolo “Amizade Saudável”, uma nova funcionalidade que ensina, por meio de histórias e jogos, como lidar com apelidos ofensivos, exclusão, chantagem e outras situações comuns no dia a dia das crianças.
O Mirimim usa inteligência artificial e linguagem acessível para mostrar às crianças como responder com empatia, fazer boas escolhas e construir relações saudáveis. A cada desafio apresentado, o app oferece três opções de atitude e ensina com carinho quando o pequeno ainda erra.
Continua depois da publicidade
“O bullying é uma dor universal para pais de crianças típicas e atípicas. Com a inteligência artificial, o Mirimim empodera crianças a reconhecerem amizades verdadeiras e de uma forma divertida e lúdica torna-se uma ferramenta para guiá-las”, Diogo dos Reis Ruiz, cofundador do aplicativo.
📊 O bullying é um problema real: atinge 1 a cada 3 alunos no mundo, segundo a UNESCO. Crianças autistas são as maiores vítimas — 77% já sofreram bullying escolar, de acordo com a Autism Speaks. Os impactos vão de baixa autoestima a quadros de ansiedade, depressão e pensamentos suicidas, como alerta a Associação Brasileira de Psiquiatria.
Continua depois da publicidade
O protocolo “Amizade Saudável” ajuda crianças a:
- - Construir amizades saudáveis: Reconhecer relações baseadas em respeito e apoio mútuo.
- - Resolver conflitos: Usar diálogo assertivo para superar desentendimentos.
- - Combater bullying: Identificar manipulação, exclusão ou agressividade e buscar apoio.
“Ver meu filho sofrer bullying foi um golpe, mas também um chamado. O protocolo ‘Amizade Saudável’ ensina às crianças, desde cedo, que amizade é respeito, criando um futuro mais acolhedor para todos”, compartilha Aline Bernardi, cofundadora do Mirimim e mãe de Augusto, uma criança autista.
O app, indicado para crianças a partir de 4 anos — com ou sem neurodivergência — e já é usado em mais de 20 estados brasileiros, por famílias, escolas e profissionais da educação.
No Dia do Amigo, o Mirimim mostra que empatia também se aprende e que quando a amizade começa com respeito, todo mundo cresce junto.
📲 Saiba mais ou baixe o app em www.mirimim.com