A inauguração da quadra de futebol society da Associação Cultural e Desportiva do Santo Antônio, em Balneário Piçarras, será adiada por pelo menos 30 dias e ainda não tem data definida para acontecer. O motivo são os furtos no espaço esportivo, ainda em fase de construção, localizado entre os bairros Santo Antônio e Nossa Senhora da Paz.
Continua depois da publicidade
O dirigente esportivo Domingos Inácio revelou ao DIARINHO que foi nesta semana que se deparou com os furtos no local, ao chegar à obra, que está em fase de finalização. Além do sistema de fiação ...
O dirigente esportivo Domingos Inácio revelou ao DIARINHO que foi nesta semana que se deparou com os furtos no local, ao chegar à obra, que está em fase de finalização. Além do sistema de fiação e das caixas elétricas do quadro de entrada de luz, os criminosos levaram uma betoneira da construtora e ainda tentaram furtar os refletores do local.
Continua depois da publicidade
A expectativa dos dirigentes esportivos era inaugurar o espaço ainda em julho. A obra resulta de um investimento de R$ 250 mil repassados diretamente pelo Governo do Estado à entidade esportiva, sem necessidade de contrapartida, e beneficiará inicialmente 185 crianças, alunas das escolinhas esportivas mantidas pela associação.
Domingos ressalta que houve mobilização de lideranças políticas desde 2024 para viabilizar esses recursos junto à Fesporte, órgão esportivo do governo estadual. O trâmite da obra foi rápido, mas agora, infelizmente, os dirigentes e as crianças se deparam com os furtos. “As crianças querem brincar aqui, e agora não será possível”, diz Adão.
Continua depois da publicidade
Domingos também observa que moradores próximos à quadra relatam sofrer com furtos constantes. A diretoria da entidade agora expressa preocupação com a falta de um sistema mínimo de proteção contra vandalismo e furtos. “Não sabemos como manter a segurança aqui”, alerta.
Por ora, os responsáveis pelo projeto pedem que a própria comunidade denuncie movimentações suspeitas, compartilhe eventuais vídeos que possam ajudar a identificar os ladrões e acione a PM. A Polícia Militar se comprometeu a intensificar as rondas no local. “Nosso próximo passo será cercar a quadra. É uma forma de proteção”, finaliza Domingos.
Saiba mais
A ACDA Santo Antônio é uma entidade que presta serviços à comunidade do bairro e arredores, com foco na formação de jovens talentos no futebol. Aldo Mário Inácio, filho do senhor Domingos, é o treinador e dirigente principal do projeto, que já existe há 35 anos — ou seja, gerações de desportistas amadores já passaram pelas mãos, primeiro do pai e depois do filho.
A busca permanente é por estrutura para os treinos. “Levamos na garra e na raça, visando tirar essas crianças da rua. Hoje temos filhos de pais que já foram nossos jogadores. Temos o respeito e carinho das crianças, pois cobramos boas notas e frequência na escola, respeito e disciplina”, observa.
Para Aldo, a nova quadra dará um novo patamar ao trabalho desenvolvido, atualmente voltado a meninos das categorias sub-10 a sub-16. O objetivo com a sede é avançar para faixas etárias menores e implantar o futebol feminino. Todo o trabalho é mantido por voluntários, e a ACDA aceita doações de materiais esportivos e apoio diverso. O WhatsApp de Domingos é (47) 9675-2112.