Competição entre produtores
Cacho de banana com mais de 70 kg vence concurso em Balneário Piçarras
Evento mostrou potencial da bananicultura e envolveu mais de 30 produtores
Camila Diel [editores@diarinho.com.br]

Balneário Piçarras recebeu em julho a segunda edição do concurso de cachos de banana, reunindo 38 produtores da cidade numa competição que já começa a se consolidar como tradição na região. O evento teve apoio da Epagri e organização da secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico.
O maior destaque da exposição foi um cacho da variedade caturra — também conhecida como banana Cavendish — que alcançou 73,1 kg. O exemplar foi cultivado por Adenilson Antunes Ramos, morador da comunidade de Rio Novo, e foi o mais pesado da competição.
Continua depois da publicidade
Na categoria prata, o cacho vencedor foi o de Marcelo Feltrin, da localidade de São Brás, com 36,2 kg.
Critérios de julgamento
Continua depois da publicidade
A avaliação dos frutos seguiu critérios técnicos e detalhados. Segundo os jurados, a análise levou em conta aspectos como aparência, sanidade, manejo, comprimento, diâmetro das frutas e a formação das pencas.
Os cachos são numerados e, na primeira etapa, os jurados selecionam os 10 mais bem avaliados. Na fase final, são definidos os cinco melhores de cada categoria.
“O cacho vencedor tinha 14 pencas e, com certeza, passou de um metro”, relatou o engenheiro-agrônomo Ricardo Negreiros, um dos jurados.
O produtor contou que cachos desse porte são comuns no bananal onde foi cultivado. “É padrão da produção dele, sempre acima de 70 kg”, acrescentou o pesquisador Ramon Scherer, também da Epagri.
O júri técnico foi composto por pesquisadores e extensionistas da fruticultura da Epagri de Itajaí e Joinville, além de membros da Associação de Bananicultores de Luiz Alves (Abla), pioneira nesse tipo de competição.
O evento teve organização local do extensionista rural Eraldo Monteiro, com apoio da prefeitura.
Além de Ricardo e Ramon, participaram da avaliação os pesquisadores Luana Castilho Maro e Fabiano Bertoldi. Também fizeram parte do júri o gerente regional da Epagri Joinville, Hector Haverroth, os técnicos agrícolas Ingomar Seidel, Ricardo Grejianin e Adriano Bondan, e o extensionista Bruno Salvador, de Luiz Alves.
Continua depois da publicidade
A competição segue agora para Luiz Alves, onde será realizada a tradicional disputa de cachos dentro da programação da 30ª edição da Festa Nacional da Cachaça (Fenaca), na próxima quinta-feira.
Camila Diel
Camila Diel; jornalista no DIARINHO; formada pela Univali, com foco em jornalismo digital e produção de reportagens multimídia.