As cidades de Barra Velha, Balneário Piçarras, Penha e Navegantes passam a compor a rota turística Costa Azul. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou na semana passada a lei 15.166/2025, que oficializa a criação do novo roteiro, aprovado no Congresso Nacional.
Continua depois da publicidade
“A consolidação do roteiro beneficia a população local e o estado de Santa Catarina, por ampliar opções para turistas nacionais e estrangeiros que buscam se conectar com o turismo cultural ...
“A consolidação do roteiro beneficia a população local e o estado de Santa Catarina, por ampliar opções para turistas nacionais e estrangeiros que buscam se conectar com o turismo cultural, natural, histórico e de praias”, destacou o Ministério do Turismo.
Continua depois da publicidade
A pasta também reconheceu a importância turística da região, citando a estrutura para ecoturismo, esportes de aventura e festivais gastronômicos, além de lembrar a presença do maior parque temático da América Latina, o Beto Carreto World, em Penha.
A criação da rota turística Costa Azul foi proposta em projeto de autoria do deputado federal Rodrigo Coelho (Podemos). No Senado, a ideia foi aprovada em junho, sob relatoria do senador Jorge Seif Júnior (PL) na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR).
Continua depois da publicidade
A lei define que o novo roteiro seja direcionado aos segmentos de turismo de praia, esportes náuticos, turismo cultural, histórico, religioso, gastronômico e de natureza.
A estruturação, gestão e promoção dos atrativos turísticos da região deverão contar com o apoio de programas oficiais para o fortalecimento da regionalização do turismo.
“Trata-se de um apoio muito importante e efetivo que o poder público pode fornecer aos empreendedores e trabalhadores catarinenses, já que o turismo tem a capacidade de movimentar inúmeros setores da economia”, comentou o senador Jorge Seif.
Regionalização do turismo
No mesmo pacote, Lula sancionou a lei da rota turística imperial Caminho dos Príncipes, que liga 10 cidades da região norte e nordeste do estado. O roteiro abrange Araquari, Balneário Barra do Sul, Campo Alegre, Corupá, Guaramirim, Jaraguá do Sul, Joinville, Rio Negrinho, São Bento do Sul e São Francisco do Sul.
O projeto está alinhado às iniciativas pra incentivar a procura de brasileiros por destinos nacionais e facilitar as viagens pelo país. Desde 2023, o Ministério do Turismo conta com o programa “Conheça o Brasil”, que envolve a ampliação da malha aérea e da mobilidade entre as regiões para aumentar o fluxo de visitantes e estimular a geração de negócios locais.