VISITA DE INVERNO
Região tem primeiro resgate de pinguim da temporada
Ele foi encontrado encalhado em praia de Bombinhas
João Batista [editores@diarinho.com.br]

Está em tratamento na Unidade de Estabilização de Animais Marinhos da Univali, em Penha, o primeiro pinguim resgatado na região nesta temporada. A ave, da espécie pinguim-de-magalhães, foi encontrada encalhada na praia do Canto Grande, em Bombinhas, na sexta passada.
O animal segue sob cuidados da equipe veterinária até que tenha condições de voltar ao mar. O pinguim é um indivíduo juvenil, chegou debilitado e desidratado, pesando cerca de 1,7 kg. No exame, foi observada a presença de parasitas, mucosas ressecadas e pálidas, além de áreas com falta de penas nas asas.
Continua depois da publicidade
Os pinguins-de-magalhães são aves migratórias que saem em grupos das colônias da Patagônia argentina e fazem uma longa viagem em busca de águas mais quentes e alimento, chegando até o litoral sul e sudeste do Brasil. O período migratório acontece entre os meses de maio e outubro.
A espécie costuma aparecer na costa brasileira bem debilitada, especialmente os animais juvenis, ao se perderem do grupo durante a migração. Por estarem muitas vezes em sua primeira viagem, eles acabam exaustos, desidratados e enfraquecidos, podendo morrer por causas naturais, relacionadas principalmente ao alto gasto energético da migração.
Continua depois da publicidade
João Batista
João Batista; jornalista no DIARINHO, formado pela Faculdade Ielusc (Joinville), com atuação em midia impressa e jornalismo digital, focado em notícias locais e matérias especiais.