Crime sem solução

Sueco que matou conterrâneo em BC ainda não tem data pra ser julgado

Ministério Público aguarda tradução de dados dos celulares

Acusado do assassinato era sócio da vítima (Foto: Arquivo)
Acusado do assassinato era sócio da vítima (Foto: Arquivo)

Quase um ano e meio após o assassinato do sueco Jonathan Jensen, de 21 anos, o acusado pelo crime, que também é sueco, segue em liberdade. Ainda sem denúncia pelo Ministério Público, não há qualquer previsão para o júri popular acontecer. 

Jonathan Jensen foi morto a facadas na noite de 15 de novembro de 2023, no bairro da Barra, em Balneário Camboriú. O crime foi numa casa na rua Ildefonso Manoel Martins. O corpo de Jonathan foi encontrado pelos policiais no chão da cozinha, ao lado de uma faca. As testemunhas apontaram que o suspeito seria Mans Oscar Troller Melander, de 24 anos, também sueco e sócio da vítima numa empresa de marketing.

Continua depois da publicidade

O acusado fugiu com o carro de Jonathan, um Mercedes CLA 250, mas foi localizado e preso em São José, na grande Florianópolis, por volta das 20h do mesmo dia. Três pessoas estavam no carro: o acusado pelo assassinato, que confessou o crime, e dois advogados. Todos foram levados para a delegacia.

O acusado do crime chegou a ter a prisão preventiva decretada pela justiça, mas foi solto em dezembro de 2023. Ele foi obrigado a usar tornozeleira eletrônica e teve o passaporte apreendido.

Segundo o delegado Vicente Soares, da Divisão de Investigação Criminal, a investigação já foi concluída e enviada ao Ministério Público. “O homem apontado como culpado pelo crime foi o mesmo preso em flagrante no dia do crime. A motivação seria o fato de o suspeito não aceitar o fim da sociedade”, informou o delegado.

Mesmo com a prisão em flagrante, ainda não houve denúncia formalizada pelo MP e não há data para o júri popular acontecer. De acordo com a assessoria de imprensa do MP, o caso tramita na 2ª Promotoria de Justiça de Balneário Camboriú, mas faltam diligências antes da denúncia.

A justiça quer confirmar a motivação do crime e, para isso, determinou a nomeação de uma tradutora, já que os envolvidos não são brasileiros. Os dados extraídos dos celulares da vítima e do acusado serão anexados ao processo.

A demora na conclusão do processo levou o diretor de cinema norueguês Gunnar Hall Jensen, que é pai da vítima, a escrever uma carta à Embaixada da Suécia no Brasil, cobrando agilidade nas investigações sobre a morte de Jonathan. O pai alega não ter acesso às informações do processo e informa que quer vir ao Brasil para acompanhar o julgamento do assassino.

O advogado Rodrigo Faucz, que defende Mans Oscar, informou que seu cliente confia que o judiciário continuará conduzindo o caso de maneira justa, garantindo que o processo transcorra dentro das normas processuais. “Como restou comprovado pelos elementos do inquérito policial, o acusado não deve sequer ser encaminhado à júri popular”, afirmou, em nota, sem informar detalhes sobre o caso.






Conteúdo Patrocinado



Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Clique aqui para fazer o seu cadastro.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

WhatsAPP DIARINHO

Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






216.73.216.41


TV DIARINHO


⚓🚁 PESCARIA ILEGAL! Uma megaoperação da PF, Ibama e Marinha flagrou barcos l em área protegida no litoral ...



Especiais

Viveiros de Castro analisa três problemas mundiais: crise climática, IA e fascismo

PROBLEMAS MUNDIAIS

Viveiros de Castro analisa três problemas mundiais: crise climática, IA e fascismo

Mulheres da Amazônia cobram espaço nas negociações da COP30

MAIS MULHERES!

Mulheres da Amazônia cobram espaço nas negociações da COP30

Como Lula se opôs a Trump ao defender multilateralismo e convocar a "COP da verdade"

ONU

Como Lula se opôs a Trump ao defender multilateralismo e convocar a "COP da verdade"

“Temos de definir para que as Forças Armadas servem”, diz especialista

Punir não basta

“Temos de definir para que as Forças Armadas servem”, diz especialista

Paciente com câncer denuncia indício de fraude no SUS

“Não fiz o tratamento”

Paciente com câncer denuncia indício de fraude no SUS



Blogs

O Negócio da Moda

Blog da Jackie

O Negócio da Moda

MDB tá lá?

Blog do JC

MDB tá lá?

🌿 Microbiota intestinal: seu “segundo cérebro”

Espaço Saúde

🌿 Microbiota intestinal: seu “segundo cérebro”



Diz aí

"Comprem em Camboriú porque vai valorizar. Camboriú é a bola da vez"

Diz aí, Pavan!

"Comprem em Camboriú porque vai valorizar. Camboriú é a bola da vez"

"Não pense que eu vou ficar os quatro anos fora da Câmara"

Diz aí, Anna Carolina!

"Não pense que eu vou ficar os quatro anos fora da Câmara"

"Na minha chapa, os candidatos ao Senado vão ser de Santa Catarina"

Diz aí, João Rodrigues!

"Na minha chapa, os candidatos ao Senado vão ser de Santa Catarina"

"A urna vai ser a presença"

Diz aí, JC!

"A urna vai ser a presença"

Gororoba do JC é tema no “Diz aí!”

AO VIVO

Gororoba do JC é tema no “Diz aí!”



Hoje nas bancas

Capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.