DESPEDIDA
Velório do papa Francisco vai até sexta-feira
Praça no Vaticano recebeu mais de 20 mil pessoas na abertura da cerimônia
João Batista [editores@diarinho.com.br]

O velório do papa Francisco começou nesta quarta-feira, na praça Santa Marta, no Vaticano, e vai até a próxima sexta-feira. A cerimônia é aberta ao público, com horários pré-definidos, pra que os fiéis possam prestar condolências junto ao caixão com o corpo do pontífice. Francisco faleceu na segunda-feira, vítima de AVC e insuficiência cardíaca.
De acordo com a Santa Sé, o caixão foi colocado em frente ao Altar da Confissão, na Basílica de São Pedro, onde o coro cantou a Ladainha dos Santos em latim “para o repouso de sua alma”. O cardeal camerlengo Kevin Farrel conduziu uma breve liturgia que incluiu uma leitura do Evangelho de João sobre o amor de Jesus por seus discípulos.
Continua depois da publicidade
Mais de 20 mil pessoas participaram do velório na abertura da cerimônia pela manhã. Os horários informados pelo Vaticano para visitação de fiéis à basílica para se despedir do papa são os seguintes: nesta quarta-feira, até à meia-noite (hora local); na quinta-feira, das 7h à meia-noite (horário local); e na sexta-feira, das 7h às 19h (horário local).
Na sexta, porém, o caixão será fechado às 15h. O funeral de Francisco foi agendado para o próximo sábado, a partir das 10h, na própria Basílica de São Pedro. Do local, o caixão será levado para a basílica de Santa Maria Maior, onde vai ser sepultado em cerimônia mais simples que o normal, conforme pedido do próprio pontífice.
Continua depois da publicidade
A cerimônia de sábado, conhecida como Missa de Exéquias, marca o primeiro dia do Novendiali ou nove dias de luto e orações em honra ao papa. A celebração, no átrio da basílica, será presidida pelo cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio Cardinalício. Ao final, ocorrerão os ritos da Última Commendatio e da Valedictio — despedidas solenes que marcam o encerramento das exéquias.
Do Brasil, a comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai participar do funeral. Lula vai viajar com a primeira-dama Janja da Silva e com os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB); e do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso. O embarque é previsto na quinta-feira à noite.