PRAIAS

BC, Bombinhas e Porto Belo já ganharam as novas placas de balneabilidade

Instalação segue em Itajaí e Navegantes até completar todos os pontos

João Batista [editores@diarinho.com.br]

Pontal Norte está impróprio na Praia Central de BC (Foto: João Batista)
Pontal Norte está impróprio na Praia Central de BC (Foto: João Batista)

As novas placas de balneabilidade, com QR code para o relatório online, estão sendo instaladas na região pelo Instituto de Meio Ambiente (Ima). Balneário Camboriú, Bombinhas e Porto Belo já contam com a nova sinalização em todos os pontos monitorados. No estado, o projeto começou por Florianópolis, em 26 trechos nas praias de Ingleses, Canasvieiras, Ponta das Canas e Jurerê. 

Continua depois da publicidade

A partir desta quinta-feira, a equipe do Ima começa a instalar as placas na região de Itajaí e Navegantes. O órgão informa que o cronograma vai avançar para outras cidades até que todos os 238 pontos ...

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

A partir desta quinta-feira, a equipe do Ima começa a instalar as placas na região de Itajaí e Navegantes. O órgão informa que o cronograma vai avançar para outras cidades até que todos os 238 pontos monitorados no litoral sejam contemplados com a nova sinalização. 

Continua depois da publicidade

As novas placas mantêm o adesivo com a indicação se a qualidade da água está “própria” ou “imprópria” para banho, letreiro que inicialmente seria abolido, dando lugar apenas ao QR code para a consulta dos dados online. A mudança gerou polêmica e questionamentos do Ministério Público, com o Ima voltando atrás da decisão.

Na nova versão, as placas têm a informação de balneabilidade reforçada com a inclusão de dois QRs codes. Um leva para o site de balneabilidade do Ima, onde o relatório das condições das praias pode ser consultado, e outro para o aplicativo CBMSC Cidadão, que traz a situação das praias, alertas e ocorrências dos bombeiros militares.

Continua depois da publicidade

Praia Brava terá recolocação de placas que foram vandalizadas (Foto: João Batista)

Entre os motivos para a mudança estão casos de vandalismo, adulteração e retirada das placas. Na Praia Brava, em Itajaí, os três pontos monitorados estão sem placas quase a temporada inteira. Segundo o Ima, a ideia da nova sinalização é reduzir os impactos dos incidentes no acesso dos banhistas à informação. 

“Medidas como a inclusão do QR code e o reforço para que o usuário visite o site de balneabilidade antes de se deslocar para a praia visam também à proteção dos banhistas, ampliam o acesso à informação e demonstram o compromisso do Ima de trabalhar continuamente para aprimorar os canais de comunicação”, explica o Ima.

Condição das praias

Com placa nova, o trecho do Pontal Norte, junto ao canal do Marambaia, em Balneário Camboriú, está impróprio pra banho, conforme a avaliação do Ima. O ponto é o único entre os 10 trechos monitorados na praia Central com condição imprópria. 

De acordo com o Ima, a ocorrência de chuvas nas últimas 24 horas antes da coleta de amostra de água para análise foi intensa na segunda e moderada na quarta, influenciando no resultado da balneabilidade. Entre quarta e quinta-feira também choveu forte na cidade, podendo afetar a análise da água. 

Em Itajaí, todos os cincos pontos monitorados estão próprios. Na Praia Brava, houve melhora no trecho em frente à lagoa do Cassino, que passou a temporada poluído. O local está sem placa de balneabilidade desde dezembro, mas vai ganhar a nova sinalização do projeto do Ima. 

Pela região, Penha continua sendo a cidade com mais pontos impróprios. São cinco trechos, dois na Praia Alegre e três em Armação. Em Itapema, dois entre 10 pontos estão poluídos. Em Porto Belo, está impróprio o trecho na foz do rio Perequezinho. Em Bombinhas, estão poluídos os cantos direitos das praias de Bombas e do centro, na saída de rios.




Conteúdo Patrocinado



Comentários:

rodrigoccamargo@gmail.com

14/03/2025 10:12

Ai ficava fácil esconder a agua suja dos queridinhos de bc e floripa, transferindo p usuario da praia a obrigação de saber que aquele local estava ou não proprio p banho. Deveriam ser honestos e admitir que o queriam era evitar fuga de turista nas praias porcas. Essa gente fazendo o que faz de melhor, transferindo suas obrigações.

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Clique aqui para fazer o seu cadastro.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

WhatsAPP DIARINHO

Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






18.97.9.170

TV DIARINHO


🏎️🇧🇷 AYRTON SENNA EM BC!Quem viveu a era Senna vai pirar: o lendário Lotus 99T, pilotado por ele em ...





Especiais

O arcebispo que via Deus no carnaval do povo

Dom Hélder Câmara:

O arcebispo que via Deus no carnaval do povo

Comida cara? Que tal trocar o modelo de produção, diz João Pedro Stédile do MST

economia

Comida cara? Que tal trocar o modelo de produção, diz João Pedro Stédile do MST

Decisão do Ibama sobre Belo Monte retoma disputa entre energia e vida tradicional no Xingu

BRASIL

Decisão do Ibama sobre Belo Monte retoma disputa entre energia e vida tradicional no Xingu

As acusações da PF contra a "cúpula do golpe" de Jair Bolsonaro

POLÍTICA

As acusações da PF contra a "cúpula do golpe" de Jair Bolsonaro

O caso do jovem inocentado graças a GPS da viatura policial

JUSTIÇA

O caso do jovem inocentado graças a GPS da viatura policial



Blogs

Nota Oficial de Repúdio – Agressão à vereadora Adriana Macarini (PP)

Blog do JC

Nota Oficial de Repúdio – Agressão à vereadora Adriana Macarini (PP)

Sobre a Testosterona

Espaço Saúde

Sobre a Testosterona



Diz aí

"O cara estava fritando batata frita com barata”

Diz aí, diretor!

"O cara estava fritando batata frita com barata”

"Eu sei que eu vou governar o estado de Santa Catarina, é a minha meta”

Diz aí, deputada!

"Eu sei que eu vou governar o estado de Santa Catarina, é a minha meta”

Diretor da Vigilância Sanitária participa do "Diz aí" do DIARINHO

ITAJAÍ

Diretor da Vigilância Sanitária participa do "Diz aí" do DIARINHO

“Pra deputado federal, a gente tem um mar descoberto”

DIZ AÍ, PAULINHA

“Pra deputado federal, a gente tem um mar descoberto”

"Uso dessas linhas cortantes foi a causa dessa tragédia"

Diz aí, delegado!

"Uso dessas linhas cortantes foi a causa dessa tragédia"



Hoje nas bancas

Capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.