TORNEIRA VAZIA
Calorão prejudica o abastecimento na Praia Brava
Semasa planeja construir duas novas ETAs
Amanda Moser [editores@diarinho.com.br]

Com as altas temperaturas nos últimos dias, em Itajaí, o consumo de água aumentou e moradores das partes mais altas dos bairros Fazenda e Praia Brava têm enfrentado falta de abastecimento.
Moradores relataram ao DIARINHO que já ficaram até três dias seguidos sem água. “Estou sem água no chuveiro, até a caixa d’água secou”, reclamou um morador. Outro homem contou que as casas do morro da Praia Brava também sofrem com o problema.
Continua depois da publicidade
De acordo com o Semasa, a onda de calor reduziu o volume de água nos principais reservatórios da cidade. Equipes técnicas foram às ruas na quinta-feira para fazer manobras na rede da Praia Brava, abrindo e fechando registros para tentar normalizar o fornecimento.
A autarquia municipal também aponta que a falta de investimentos na infraestrutura de abastecimento nos últimos anos contribuiu para o desabastecimento. A cidade peixeira cresceu aceleradamente na última década, mas os investimentos na rede hídrica não acompanharam a demanda.
Continua depois da publicidade
O diretor-geral do Semasa, Celso Praun, já solicitou investimentos para a construção de duas novas estações de tratamento de água. Segundo a autarquia, uma das novas estações já está em processo de licitação e deve entrar em funcionamento em 2025, ampliando o abastecimento e garantindo segurança hídrica para a próxima temporada de verão.