POLUIÇÃO
Bombinhas usa câmera para encontrar esgotos clandestinos
Técnicos estão mapeando pontos críticos da cidade
Laura Testoni [lauratestoni16@gmail.com]
![Última fiscalização foi na terça-feira e novas ações estão programadas (Foto: Prefeitura de Bombinhas)](/fotos/202502/700_67a4ff911ba6b.jpeg)
A Prefeitura de Bombinhas está usando tecnologia avançada para detectar esgotos irregulares na cidade. A SnakeCam, câmera endoscópica especializada na inspeção de tubulações, permite análise detalhada de ligações clandestinas de esgoto.
Uma das fiscalizações rolou na última terça-feira, mapeando pontos críticos no centro da cidade. O trabalho é feito pela equipe da divisão de saneamento da secretaria de Saúde, em parceria com a concessionária Água de Bombinhas.
Continua depois da publicidade
![](../fotos/202502/800_67a4ff7986214.jpg)
A operação foi batizada de “Língua Negra”, em referência à mancha escura que pode surgir devido ao acúmulo de resíduos de esgoto.
A prefeitura não informou se já houve aplicação de multas. Novas fiscalizações estão previstas para os próximos dias. Moradores podem denunciar casos suspeitos pelos telefones (47) 3393-9528 e (47) 92002-0078.
Continua depois da publicidade