Preocupante 

Com cinco novos casos por mês, Camboriú é a terceira em casos de AIDS no Brasil

Saúde confirma 500 pacientes em tratamento 

Fotos Divulgação e Reprodução
Fotos Divulgação e Reprodução

 

Continua depois da publicidade

Fonte da tabela: Departamento de HIV/Aids, Tuberculose, Hepatites Virais ...

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

Fonte da tabela: Departamento de HIV/Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis/SVSA/MS; IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (dados extraídos em outubro de 2024).

 

Continua depois da publicidade

O Boletim Epidemiológico HIV e Aids do Ministério da Saúde de 2024 posicionou a cidade de Camboriú num patamar preocupante em termos nacionais. A cidade está em terceiro lugar de casos de Aids no Brasil, ficando atrás apenas de duas cidades gaúchas: Canoas e a capital, Porto Alegre.

O boletim é publicado anualmente pelo Sistema de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde, e foi divulgado em dezembro do ano passado pela equipe técnica da ministra Nisia Trindade, apresentando informações detalhadas sobre os casos de HIV no país.

Continua depois da publicidade

Camboriú, com 103 mil habitantes segundo dados do IBGE, apresenta o índice de 6,4, contra 6,6 de Porto Alegre e 6,8 de Canoas. Esse índice não se refere ao número de casos, mas a uma porcentagem – representa a taxa média de detecção de Aids na população nos últimos três anos. Os números da própria Saúde local confirmam um total de 500 pacientes em tratamento, e cinco casos novos ao mês.

Neste mesmo ranking, Palhoça aparece na oitava posição e mais outras duas cidades catarinenses entre as 30 cidades com maior infecção da doença – porém, em patamares abaixo de Camboriú e Palhoça: Lages na 15ª e Itajaí na 22ª posição.

As fontes utilizadas para a obtenção dos dados incluem as notificações compulsórias de casos de HIV e Aids no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) e os registros de mortes atribuídos à Aids no Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), além de outros dados e estatísticas importantes, segundo informou Draurio Barreira, coordenador-geral do estudo.

Especificamente em 2023, foram notificados 46.495 casos de infecção pelo HIV no Brasil, representando aumento de 4,5% em relação ao ano anterior – 2023 serviu para a finalização dos números de 2024. Desses casos, 63,2% eram de pessoas autodeclaradas negras.

Jovens são os mais contaminados

O secretário adjunto de Saúde Camboriú, Alexandre Santos, confirmou ao DIARINHO ter conhecimento do relatório nacional, e também o número de 500 portadores do HIV em tratamento – com predominância de contaminação entre jovens.

Segundo ele, o centro de diagnóstico local recebe em média cinco casos novos ao mês. “Alguns fatores explicam os índices; a população vem crescendo e é, ao mesmo tempo, cidade litorânea, portuária e dormitório de sua vizinha, Balneário Camboriú”, observa o secretário.

Continua depois da publicidade

 

Ordem do prefeito Leonel Pavan é ampliar ações públicas de prevenção 

 

Em termos de ações de combate, Camboriú aumentou a testagem nas 12 unidades de saúde, hospital e Centro de Diagnóstico e Tratamento (Cedit). “Em todas essas unidades é disponibilizado o teste e feito o acolhimento do paciente; o acompanhamento regular é feito pelo Cedit”, detalha.

Alexandre revela que a maioria dos diagnósticos locais se refere à transmissão sexual, não é frequente a transmissão vertical, de mãe para filho. O secretário frisa que o prefeito Leonel Pavan (PSD) já cobrou não só maior testagem, mas maior orientação, ações em repartições públicas e privadas e palestras na rede de educação municipal.

Secretário Alexandre enfatiza: maioria dos diagnósticos locais se refere à transmissão por relação sexual

 

Continua depois da publicidade

Em 2023, o número de mortes por Aids no Brasil foi de 10.338. O sul registrou um total de 101.441 casos (18,7%), e em Santa Catarina foram notificados 814 casos em 2024.




Conteúdo Patrocinado



Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Clique aqui para fazer o seu cadastro.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

WhatsAPP DIARINHO

Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






216.73.216.44

TV DIARINHO


🔒🚓 FORAGIDO PRESO EM ITAJAÍ! Acusado de assassinato e tráfico, um homem de 29 anos foi preso no bairro ...





Especiais

Taxação de super ricos: por que a conta não fecha, com Eliane Barbosa

Taxação de super ricos

Taxação de super ricos: por que a conta não fecha, com Eliane Barbosa

Tudo nas bets é pensado para viciar, alerta psicólogo Altay de Souza

VÍCIO EM APOSTAS

Tudo nas bets é pensado para viciar, alerta psicólogo Altay de Souza

Corte Interamericana reconhece direito a clima saudável e estabelece obrigações aos países

DIREITOS HUMANOS

Corte Interamericana reconhece direito a clima saudável e estabelece obrigações aos países

Expulsos por hidrelétrica em Goiás, quilombolas lutam há duas décadas por reparação

LUTA POR DIREITOS

Expulsos por hidrelétrica em Goiás, quilombolas lutam há duas décadas por reparação

Vítimas relatam abusos por lideranças de terreiro de candomblé em Belo Horizonte (MG)

ABUSOS EM TERREIRO

Vítimas relatam abusos por lideranças de terreiro de candomblé em Belo Horizonte (MG)



Blogs

Perseguição política

Blog do JC

Perseguição política



Diz aí

Maurício Boabaid estará ao vivo no “Diz aí!”

QUARTA-FEIRA

Maurício Boabaid estará ao vivo no “Diz aí!”

"Eu ouço todo mundo, mas quem toma a decisão final sou eu

Diz aí, Robison Coelho!

"Eu ouço todo mundo, mas quem toma a decisão final sou eu

Prefeito Robison Coelho será entrevistado ao vivo pelo DIARINHO

Diz aí

Prefeito Robison Coelho será entrevistado ao vivo pelo DIARINHO

"Se eu não conseguir reverter, eu não quero nunca mais saber de política"

Diz aí, Alexandre Xepa!

"Se eu não conseguir reverter, eu não quero nunca mais saber de política"

Prefeito de Itapema participa do “Diz aí!” e do "Desembucha"

AO VIVO

Prefeito de Itapema participa do “Diz aí!” e do "Desembucha"



Hoje nas bancas

Capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.