PRAIA BRAVA   

Muro de terreno pra obra de binário rompe e cai sobre condomínio vizinho

Água e barro invadiram pátio e estacionamento de prédio após a chuvarada

Síndico diz que há jogo de “empurra” entre prefeitura e construtora pra obra de contenção e drenagem (Foto: João Batista)
Síndico diz que há jogo de “empurra” entre prefeitura e construtora pra obra de contenção e drenagem (Foto: João Batista)

O muro de uma casa desapropriada para as obras do binário da avenida Osvaldo Reis, na Praia Brava, em Itajaí, rompeu com a chuvarada dos últimos dias e trouxe prejuízos para os moradores do condomínio Brava Hill, que faz limite com o terreno. A água invadiu o estacionamento e a lama tomou conta do pátio. Nesta quarta-feira, seguia o trabalho de limpeza do barro no condomínio.

O síndico do prédio, Evandro Alves de Almeida, relata que a casa já foi demolida para o binário, com a parte da antiga garagem ainda tendo que ser retirada. O muro do condomínio foi construído sobre ...

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

O síndico do prédio, Evandro Alves de Almeida, relata que a casa já foi demolida para o binário, com a parte da antiga garagem ainda tendo que ser retirada. O muro do condomínio foi construído sobre um antigo muro de pedras do imóvel desapropriado. Logo após a entrega do prédio, houve uma notificação pra que fosse feita uma obra de drenagem no terreno, justamente pra evitar que o muro cedesse.

Continua depois da publicidade

Passados dois anos, Evandro conta que a prefeitura não fez nada, só a limpeza do terreno que tava cheio de entulhos. Haveria um impasse entre o município e a construtora do prédio sobre quem teria a responsabilidade de construir um novo muro. “Com essa chuva de quinta-feira passada e com essa chuva de segunda-feira, toda essa água que estava represada fez com que o muro cedesse e arrebentasse pra dentro do condomínio”, disse.

O rompimento abriu um buracão no muro e deixou à mostra as pedras da antiga obra. O terreno ficou oco por baixo, com risco de cair mais material. A garagem da casa desapropriada, que é colada no muro, também está em risco e virou depósito de entulhos esperando pela demolição da prefeitura. “A gente chamou a Defesa Civil que já condenou esse muro”, denunciou o síndico.

Para ele, a prefeitura prometeu fazer a limpeza e a completa demolição da casa, confirmando a necessidade de construir um muro novo. “A partir deste momento começa o jogo de empurra-empurra. Porque a prefeitura está dizendo que isso é culpa da construtora e que é a construtora que tem que fazer, e a construtora tá dizendo que quem tem que reerguer o muro é a prefeitura”, completa.

No meio da confusão estão os moradores do condomínio. Com a volta das obras para o binário, que estão numa rua paralela à Osvaldo Reis, próximo à Cassol, a expectativa é que a prefeitura dê uma atenção para o caso. As obras do binário só devem chegar ao trecho do condomínio após cinco meses. O síndico informou que pretende acordar com a construtora pra que o muro seja construído junto com a obra do binário.

 

 

Construtora tem que fazer novo muro, diz prefeitura

Ao DIARINHO, a prefeitura explicou que o muro do condomínio foi feito aproveitando o muro que era da casa desapropriada. Segundo o município, será feita a limpeza e a drenagem no terreno, e a demolição da antiga garagem. No entanto, a derrubada não pode ocorrer enquanto a construtora não fizer um novo muro.

Continua depois da publicidade

A prefeitura esclareceu que não pode retirar o muro de pedras porque isso mexeria com o muro do condomínio, reforçando que a construção foi erguida em cima da antiga estrutura. Para a empresa, não adiantaria um novo muro sem a contenção e drenagem do terreno.

O diretor de engenharia da CN Construtora, Edson Borba, disse que desde o dia do rompimento a empresa está em contato com a prefeitura, que foi no local junto com a equipe da construtora e representantes do condomínio pra avaliar a situação.

Ele explica que na época da construção do prédio existia uma edificação, a qual a prefeitura desapropriou e demoliu parcialmente em 2022, que impedia a construção de um segundo muro. “Pois qualquer escavação colocaria em risco a edificação outrora habitada”, diz.

Continua depois da publicidade

Depois, o imóvel desapropriado passou a acumular água na parte baixa do muro, o que teria causado o rompimento. “Entendemos que a construção do muro é ineficiente para resolução do problema, já que sem a estabilização do talude e drenagens adequadas a situação de risco continua a mesma”, observa o engenheiro.

Em conversas com os representantes da obra do binário, Edson relata que a informação é que não tem data exata para execução dos serviços, podendo iniciar a partir de seis meses. “Mas mesmo assim faremos o fechamento do muro, para que seja garantido o fechamento do imóvel”, adianta.

Obras do binário são retomadas

Continua depois da publicidade

A construção do binário da Osvaldo Reis foi retomada na Praia Brava no trecho da rua José Joel Ferreira. Os trabalhos no trecho licitado começaram em outubro, abrangendo a primeira fase do projeto que vai formar um novo corredor viário entre Itajaí e Balneário Camboriú.

O primeiro trecho soma 500 metros da nova avenida, em áreas com imóveis já desapropriados e demolidos para o avanço das obras. Os serviços envolvem a implantação de galerias de drenagem, o alargamento de ruas e a conexão das ruas Suécia, Ariribá e Maurino Vieira até a rua Joel José Ferreira.

No trecho, estão previstas melhorias de pavimentação, ciclovia e calçadas. A obra desta primeira etapa está avaliada em R$ 6,5 milhões, com prazo de entrega para agosto de 2025. Depois, serão licitados novos trechos, com a execução seguindo da Praia Brava em direção à Fazenda.

No total, serão mais de cinco quilômetros de uma nova avenida construída com calçadas acessíveis, ciclovia e corredor exclusivo para ônibus. O investimento total, somadas todas as etapas da construção e desapropriações, chega a R$ 180 milhões. O projeto faz parte do programa de mobilidade da Amfri e do futuro sistema de transporte coletivo regional com ônibus elétricos. “Essa obra é um grande corredor viário que ligará a avenida Marcos Konder até a divisa com Balneário Camboriú. Vai criar um novo corredor comercial e um grande eixo de desenvolvimento e progresso para a nossa cidade”, avalia o secretário de Desenvolvimento Urbano, João Paulo Kowalsky. “Uma obra que garante melhorias na mobilidade, na drenagem e desenvolvimento para novos negócios”, frisa.



WhatsAPP DIARINHO


Conteúdo Patrocinado



Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Clique aqui para fazer o seu cadastro.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.


Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






216.73.216.26

Podcast

Wifi grátis tá funcionando meia boca em Itajaí

Wifi grátis tá funcionando meia boca em Itajaí

Publicado 01/12/2025 18:57



TV DIARINHO


🎄🚫 DESFILE SÓ SEXTA! | O tempo fechou e Papai Noel não pousou em Itajaí! Abertura do Natal Encanto agora ...



Especiais

“Marketing” e “força eleitoral”: por que Hugo Motta insistiu na aprovação do PL Antifacção

PL ANTIFACÇÃO

“Marketing” e “força eleitoral”: por que Hugo Motta insistiu na aprovação do PL Antifacção

“Caos climático” pode ser evitado: veja os caminhos indicados pela Ciência

MUNDO

“Caos climático” pode ser evitado: veja os caminhos indicados pela Ciência

Linha de frente da crise climática toma as ruas de Belém

CRISE CLIMÁTICA

Linha de frente da crise climática toma as ruas de Belém

Cúpula dos Povos reúne 20 mil e apresenta agenda popular para a COP30

COP30

Cúpula dos Povos reúne 20 mil e apresenta agenda popular para a COP30

Gigantes das criptomoedas movimentaram bilhões ligados a fraudes, traficantes e hackers

CRIPTOMOEDAS

Gigantes das criptomoedas movimentaram bilhões ligados a fraudes, traficantes e hackers



Blogs

SUPLEMENTOS PARA EMAGRECER: SUPLEMENTOS QUE AJUDAM A PERDER PESO

Espaço Saúde

SUPLEMENTOS PARA EMAGRECER: SUPLEMENTOS QUE AJUDAM A PERDER PESO

Edifício do Banco Inco tem preservação parcial

Blog do Magru

Edifício do Banco Inco tem preservação parcial

Feno grego!

Blog da Ale Françoise

Feno grego!

Itajaí de zóios esticados

Blog do JC

Itajaí de zóios esticados

O vento desfez — um poema-objeto sobre ausências que ainda queimam

VersoLuz

O vento desfez — um poema-objeto sobre ausências que ainda queimam



Diz aí

"A cultura da impunidade é um fator que incentiva o comportamento criminoso"

Diz aí, Araújo!

"A cultura da impunidade é um fator que incentiva o comportamento criminoso"

"Se vocês forem no fórum, vocês não vão ver juízes negros"

Diz aí, Márcia

"Se vocês forem no fórum, vocês não vão ver juízes negros"

"A parceria com Santos acabou ficando pesada para nós"

Diz aí, João Paulo!

"A parceria com Santos acabou ficando pesada para nós"

"Você não pode ajudar quem já tem tudo, puxar o saco do poderoso - isso qualquer idiota faz"

Diz aí, Colombo

"Você não pode ajudar quem já tem tudo, puxar o saco do poderoso - isso qualquer idiota faz"

"O Metropol era o melhor time do estado. O Marcílio era o segundo"

Diz aí, Anacleto!

"O Metropol era o melhor time do estado. O Marcílio era o segundo"



Hoje nas bancas

Capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.