O volume de chuva em Balneário Camboriú encheu a calha do canal Marambaia, que corta a região norte da cidade. No trecho da ponte da rua Osmar Souza Nunes, uma árvore gigante caiu no rio após a encosta da margem ceder. O local fica atrás do hotel Marambaia.
A forte chuva também criou uma corredeira no Marambaia. A água barrenta com lixo e entulhos foi levada para a foz do canal, no Pontal Norte, manchando o mar. Na Praia Central, a avenida Atlântica ...
A forte chuva também criou uma corredeira no Marambaia. A água barrenta com lixo e entulhos foi levada para a foz do canal, no Pontal Norte, manchando o mar. Na Praia Central, a avenida Atlântica alagou e a faixa de areia ficou esburacada com o escoamento das águas.
Após o alagamento baixar, trechos da orla ficaram enlameados. A chuva ainda formou lagoas na faixa de areia da Praia Central, arrastou lixeiras e atingiu quiosques e pontos de milho.
Durante à tarde, haverá uma entrevista coletiva na prefeitura pra divulgar um balanço das informações sobre os estragos da chuva. Além da prefeita Juliana Pavan, estarão presentes os integrantes do Grupo de Resposta de Ações Coordenadas (Grac), que foi acionado pela Defesa Civil para apoio e atendimento às ocorrências.
“Fomos pegos de surpresa”, diz prefeita
De acordo com informações da prefeitura, Balneário registrou mais de 100 milímetros de chuva pela manhã, com algumas regiões chegando a receber volume perto de 200 milímetros. A prefeita Juliana Pavan (PSD) decretou situação de emergência, em decreto que precisa ser homologado pelo Defesa Civil do estado o recebimento de recursos.
A prefeita destacou que o município foi pego de surpresa com as chuvas torrenciais. “Nós não tivemos acesso pra atuar com prevenção. Porque nós fomos pegos de surpresa. Se nós tivéssemos uma informação antecipada referentes às chuvas torrenciais, com certeza nós estaríamos aí com algumas situações já resolvidas. Mas neste momento não é achar desculpas, é ação”, comentou.
Uma força-tarefa será montada pra reconstruir a cidade. As primeiras ações priorizam o atendimento e a segurança das pessoas. Trabalhos de limpeza de ruas e recuperação de órgãos públicos afetados pelas chuvas também serão feitos pra retomar serviços públicos suspensos.