Alagamentos
Itajaí teve mais de 50 mm de chuva nas últimas 12 horas
Centro, Fazenda, Vila Operária, Nossa Senhora das Graças e São Vicente estão com pontos de alagamentos
Amanda Moser [editores@diarinho.com.br]
A quinta-feira amanheceu com muita chuva e vários pontos de alagamento em Itajaí e região. Segundo a Defesa Civil, foram registrados 55,20 mm de chuva nas últimas 12 horas. A previsão é de que o aguaceiro persista até as 10h.
No centro e nos bairros Fazenda, São Vicente, Nossa Senhora das Graças e Vila Operária, as ruas amanheceram tomadas pela água. Na avenida Sete de Setembro, próximo ao supermercado Bistek e à loja Havan, o volume de água obriga motoristas a transitarem com atenção. A praça Genésio Miranda Lins, na Beira Rio, também está alagada, assim como as ruas Juvenal Garcia e Uruguai.
Continua depois da publicidade
A situação também afetou o Centro Integrado de Saúde (CIS) no São Vicente. A secretária de Saúde, Mylene Lavado, informou que a estrutura do local, especialmente o telhado, está bem debilitada. “Diversas unidades de saúde amanheceram alagadas. Peço paciência e compreensão, pois a situação é delicada. Já temos equipes emergenciais atuando para resolver os problemas”, comunicou.
Continua depois da publicidade
A Defesa Civil está monitorando os alagamentos e as áreas de risco desde a madrugada. O coordenador do órgão, Marinho Stringari Filho, explicou que o volume de chuva foi causado pela formação rápida de um sistema de baixa pressão. Ele alertou para o risco de deslizamentos nas áreas de encosta, que estão com o solo encharcado. Até o momento, nenhuma ocorrência grave foi registrada.
Avenida interditada e família realocada
Em Balneário Camboriú, várias vias registraram pontos de alagamento, e a avenida Panorâmica precisou ser interditada. A Defesa Civil relatou acúmulo de água nas avenidas das Flores, do Estado Dalmo Vieira, Martin Luther, Santa Catarina e Quinta avenida. As ruas Israel, São Paulo, Síria e Azulão também enfrentam alagamentos.
Equipes da Defesa Civil e da secretaria de Obras monitoram os pontos críticos. Uma família precisou ser realocada devido à gravidade da situação na rua Picapau. Agentes de trânsito estão orientando motoristas nas áreas afetadas.
Continua depois da publicidade
Em Camboriú, os bairros Santa Clara e São Francisco de Assis também têm registros de alagamento.
Orientações
Moradores das regiões afetadas são orientados a evitar sair de casa enquanto a chuva persistir. Em caso de emergência, os contatos são: Defesa Civil pelo 199, Corpo de Bombeiros Militar pelo 193 ou Polícia Militar no 190.