ALTA TEMPORADA
Ambiental intensifica a coleta de resíduos para garantir Itajaí sempre limpa
Reforço nas operações vai entregar mais organização e bem-estar para moradores e turistas
Publieditorial []
Com o aumento da movimentação na cidade durante o verão, a Ambiental Limpeza Urbana e Saneamento intensificou os serviços de coleta de resíduos e a limpeza urbana nas praias e na avenida Beira Rio de Itajaí. Até 8 de abril, os resíduos sólidos comuns serão recolhidos diariamente em três turnos. A coleta de recicláveis contará com uma equipe extra, que atuará diariamente das 14h20 às 22h35, até 14 de fevereiro de 2025.
O reforço dos serviços abrange as praias da Atalaia, Cabeçudas e Brava, bem como a avenida Beira Rio, locais que tradicionalmente recebem grande fluxo de moradores e turistas durante a temporada. No verão passado houve aumento no recolhimento de resíduos, especialmente de recicláveis, que cresceram 34% em relação ao ano anterior. Ao todo, foram coletadas 702,58 toneladas de materiais recicláveis e 22.231,49 toneladas de resíduos comuns em Itajaí.
“Nosso objetivo com a intensificação dos serviços é manter a limpeza e o bem-estar em áreas de grande movimentação durante a temporada de verão, garantindo que esses locais estejam preparados para atender a moradores e turistas”, explica Juliana Ramos, gerente da Itajaí Ambiental.
Além da coleta de resíduos, a empresa reforçou as equipes de limpeza urbana, com destaque para a implantação de uma equipe noturna na Praia Brava, local com maior extensão e movimentação. Ao todo, 37 colaboradores atuarão diariamente para manter a limpeza das praias e da avenida BeiraRio até 9 de março de 2025.
Também foram substituídas e reforçadas as lixeiras na faixa de areia, totalizando 450 unidades distribuídas ao longo das orlas e acessos às praias, facilitando o descarte correto de resíduos pelos frequentadores.
Outro serviço intensificado foi a capina mecanizada, que passou a contar com uma quarta equipe durante 180 dias para atender os bairros do município. O trabalho de roçada também foi reforçado, devido ao crescimento acelerado da vegetação rasteira no período de verão.
Além de toda mobilização referente à temporada, em 2025, a Ambiental irá implementar mudanças adicionais no serviço de coleta de resíduos. A principal alteração será a ampliação das equipes de Coleta Seletiva, que passará a funcionar em três turnos, visando atender ao aumento crescente da demanda e melhorar ainda mais a eficiência do serviço no município. A empresa orienta que os munícipes fiquem atentos aos canais de comunicação nas próximas semanas, afim de entender as alterações de dias e horários de coleta, que ocorrerão em alguns bairros.