CONSTRUÇÃO NAVAL
Barcos construídos por alunos da ANI são batizados
Lançamento das embarcações marca projeto de construção naval amadora que é destaque nacional
João Batista [editores@diarinho.com.br]
Oito novas embarcações fabricadas por conta própria pelos alunos do curso de construção naval da Associação Náutica de Itajaí (ANI) foram lançadas nas águas da baía Afonso Wippel, no Saco da Fazenda, no último 14 de dezembro. Os barcos agora integram a maior flotilha de embarcações artesanais do Brasil, com 120 exemplares do modelo Ibis Rubra 3.5, construídos pelo curso.
O projeto coordenado pelos mestres Evandro Malburg, Manoel Camilo e Renato Caldas é referência nacional. Pelo curso, qualquer pessoa com mais de 18 anos aprende a construir a própria embarcação, mesmo sem ter conhecimentos prévios na área. O tradicional batismo dos barcos em dezembro, com as velas içadas, marca a entrega dos modelos após o trabalho feito ao longo do ano.
Por ano, ao menos sete embarcações são lançadas, construídas individualmente ou em grupos de amigos. O modelo é fabricado em compensado naval resinado, a partir de exemplar projetado pelo mestre Wilson José da Silva (in memoriam) e doado à ANI, que é o único polo de construção desta embarcação.
Além das aulas, o curso de construção naval amadora da ANI, conhecido como “Paiol”, também desenvolve atividades sociais, como velejadas e acampamentos. O projeto integra diversas ações da associação voltadas à promoção da sustentabilidade e valorização das tradições locais, entre elas a construção artesanal de embarcações, um saber que remonta à atividade pesqueira.
Como participar?
A construção do barco dura cerca de nove meses, começando em março e finalizando em dezembro, com dois encontros semanais, às terças e quintas-feiras, na Praia Brava, em Itajaí. Em dezembro, a “formatura” é com o batismo das embarcações e um velejaço com os alunos.
Podem participar pessoas maiores de 18 anos. O custo é de R$ 750, referente à mensalidade por embarcação, que pode ser dividida entre o grupo que irá construir, se for o caso, não incluso o material para construção. Os interessados no curso podem entrar em contato pelo WhatsApp, no (47) 99744-6162, com Elson Valter Oliveira Júnior, presidente da ANI.