Saúde do presidente
Internação de Lula deve atrasar decisão sobre o porto de Itajaí
Reunião sobre a federalização que seria hoje foi adiada
João Batista [editores@diarinho.com.br]
A internação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que passou por cirurgia na madrugada desta terça-feira, pode atrasar a decisão sobre o futuro do Porto de Itajaí, esperada para esta terça-feira, quando era prevista uma reunião do ministro dos Portos, Silvio Costa Filho, com Lula e o ministro da Casa Civil, Rui Costa, pra tratar da possível federalização da gestão do porto.
De acordo com a secretaria de Comunicação da Presidência, o vice-presidente, Geraldo Alckmin, deve assumir parte da agenda de Lula para esta terça-feira, mas não detalhou quais compromissos Alckmin vai tocar e quais serão adiados. A pasta também não divulgou como ficará a agenda de Lula para os próximos dias.
Alckmin cancelou a participação em um evento em São Carlos (SP) para retornar à Brasília na manhã desta terça-feira. Na agenda de Lula estava uma reunião com o primeiro-ministro da Eslováquia, Robert Fico, em visita oficial ao Brasil. Entre os compromissos, também havia reuniões com ministros, como Rui Costa, e outros membros do governo.
A proposta de federalização do Porto de Itajaí ganhou manifestação contrária dos trabalhadores portuários na manhã desta terça-feira. O ato convocado pela Intersindical dos Portuários reuniu trabalhadores, comunidade, empresários e o prefeito eleito de Itajaí, Robison Coelho (PL). O movimento teve início às 7h da manhã, em frente ao porto. O posicionamento da categoria em defesa da autoridade portuária municipal agora será encaminhado oficialmente ao ministério os Portos.