PIÇARRAS
Morre vovó Natalícia, de Piçarras, aos 97 anos
Agricultora estava casada há 80 anos com Amadeu Onofre, atualmente com 101 anos
Juvan Neto [editores@diarinho.com.br]
Uma das mais longevas agricultoras de Balneário Piçarras partiu neste domingo, na comunidade de São Brás, interior do município. Vovó Natalícia Borba Onofre faleceu aos 97 anos, após complicações de saúde. O velório acontece na capela São José, na comunidade católica do Escalvado, em Navegantes, com sepultamento às 16h de segunda.
Ao lado do esposo, o vovô Amadeu Onofre, atualmente com 101 anos, foram 80 de casamento – talvez um dos mais duradouros de Santa Catarina, segundo apontam os familiares e o radialista Jorge Luiz, amigo da família.
Continua depois da publicidade
Natalícia e Amadeu sempre viveram no interior, desde os tempos em que Piçarras ainda pertencia a Penha, e viram a emancipação acontecer, em 14 de dezembro de 1963. “Eles foram agricultores por toda a vida. Plantavam cana, feijão, arroz, fumo e milho; produziam farinha e melado de cana, além de queijo. Tinham criação de porcos”, disse a neta Samira Onofre.
Outra habilidade da vó Natalícia era a confecção das “mortarias” ou “mortalhas”, roupas para as pessoas falecidas. “Mas, ultimamente, ela vivia acamada e se alimentando por sonda”, relata. Natalícia deixa oito filhos, 21 netos e 32 bisnetos. “Para Piçarras é uma perda grande, pois a vovó Natalícia atravessou o último século como uma mãe e avó muito dedicada, mulher trabalhadora, ajudando a construir a história da cidade. E fica ainda o exemplo do vô Amadeu, que ultrapassou os 100 anos”, finaliza.
Juvan Neto
Juvan Neto; formado em Jornalismo pela Univali e graduando em Direito. Escreve sobre as cidades de Barra Velha, Penha e Balneário Piçarras.
