TRISTEZA
Morre Alexandre Vanzuita, professor do IFC
Ex-alunos e colegas homenageiam o eterno “mestre”
Laura Testoni [lauratestoni16@gmail.com]
O professor Alexandre Vanzuita, de Camboriú, faleceu no sábado. A despedida aconteceu no crematório Vaticano, em Balneário Camboriú, na tarde de domingo. Além de um extenso currículo acadêmico, Alexandre também era professor de taekwondo e marcou a vida de muitos estudantes.
A causa da morte ainda não foi divulgada, mas a perda causou comoção entre ex-alunos e colegas, especialmente no Instituto Federal Catarinense (IFC), campus Camboriú, onde lecionava.
Nas redes sociais, muitas as homenagens. “Deveria ter agradecido mais. Um homem sensível, empático e sempre cheio de palavras de incentivo. Sua presença estará eternamente na minha memória”, escreveu uma ex-aluna. Outra destacou: “Muito triste com essa notícia. Quantas vezes ele me incentivou a prosseguir quando eu queria desistir. Meus sentimentos a todos os familiares”.
O IFC também manifestou pesar e decretou luto oficial de três dias. Em nota, a instituição destacou a relevância de Alexandre: “É com profunda tristeza que comunicamos o falecimento do professor Alexandre Vanzuita. Neste momento de dor irreparável, o IFC Camboriú se solidariza com amigos e familiares – em especial sua esposa e servidora, Flávia Fernandes”.
Alexandre era casado com a professora Flávia de Souza Fernandes, que também atua em projetos sociais na região. Flávia é filiada ao Partido dos Trabalhadores, cujo comitê de Balneário Camboriú também publicou uma nota de pesar.
Um legado na educação
Formado em Educação Física e Pedagogia, Alexandre acumulava títulos de pós-graduação, mestrado e doutorado em Educação. Sua trajetória no IFC inclui cargos de destaque, como coordenador de Gestão de Área no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência e coordenador institucional de programas de fomento à formação de professores da Educação Básica.
Além de integrar o corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação do IFC, ele ocupou a coordenação adjunta até 2023, assumindo o cargo de coordenador principal com mandato até 2025. Alexandre também era professor de ensino básico, técnico e tecnológico no IFC, e membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Infância e Educação Infantil.