Segundo a Proteção Animal da Polícia Civil de Santa Catarina, mais de 4,2 mil inquéritos de maus-tratos contra animais foram abertos nos últimos cinco anos no estado. O abandono e os maus-tratos a animais são crimes, com pena de detenção de até cinco anos.
Em todo o país, o cenário é alarmante: quase 185 mil animais de estimação foram abandonados em 2023, segundo dados do Instituto Pet Brasil. Entre as principais razões para o abandono estão ...
 
Já possui cadastro? Faça seu login aqui.
OU
Quer continuar lendo essa e outras notícias na faixa?
Faça seu cadastro agora mesmo e tenha acesso a
10 notícias gratuitas por mês.
Cadastre-se aqui
Bora ler todas as notícias e ainda compartilhar
as melhores matérias com sua família e amigos?
Assine agora mesmo!
Em todo o país, o cenário é alarmante: quase 185 mil animais de estimação foram abandonados em 2023, segundo dados do Instituto Pet Brasil. Entre as principais razões para o abandono estão as doenças dos animais, mudanças, chegada de crianças, falta de espaço, além de fêmeas prenhas.
Fabricia Costa, diretora de bem-estar animal da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Economia Verde (Semae), destaca que a castração é uma das principais medidas para reduzir o abandono.
“Os municípios precisam implementar programas de controle populacional de cães e gatos por meio de castrações planejadas, principalmente nas áreas onde os animais estão em risco de procriação”, explicou.
Com a necessidade de controle populacional de cães e gatos, a Semae lançou projetos que deverão ser implementados nos municípios catarinenses em 2025. Um dos destaques é o programa “Pet levado a sério”, que terá edital de inscrição para as cidades em breve. A meta é atender 281 municípios até 2026, com 90 mil castrações realizadas e investimento de R$ 19 milhões Outro objetivo estadual para o próximo ano é o curso a distância sobre bem-estar animal, voltado para professores da rede pública.
A intenção é que os educadores levem o aprendizado às salas de aula, promovendo uma cultura de respeito aos animais entre os alunos.
Dezembro verde
Você sabia que dezembro não é apenas o mês de Natal? O último mês do ano também é marcado pela campanha Dezembro Verde, que busca prevenir o abandono e os maus tratos contra animais. A ação promove a adoção responsável e visa sensibilizar a população sobre os direitos dos animais.