NAVEGANTES
Lobo-marinho curtiu a Praia do Gravatá
Macho saudável estava descansando e já voltou para o mar
Ana Júlia Kamchen [editores@diarinho.com.br]
A praia do Gravatá, em Navegantes, recebeu uma visita ilustre nesta quarta-feira. Um lobo-marinho chamou a atenção dos banhistas e dos internautas. O animal aproveitou o dia de sol e foi embora com a chuva, na manhã desta quinta-feira, quando retornou ao mar.
Segundo o Instituto Ambiental de Navegantes (IAN), a espécie é um lobo-marinho-sul-americano, adulto, saudável, do sexo masculino. O IAN explica que o animal estava apenas descansando na praia, o que é um comportamento normal da espécie.
A presença do lobo-marinho foi monitorada pelo Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos, da Univali de Penha, desde terça e fez avaliação no animal na quarta-feira.
Durante a visita, o local foi isolado pelo IAN. Segundo a equipe, o lobo-marinho pode atacar pessoas ou animais domésticos caso se sinta ameaçado. A orientação é manter um distanciamento seguro e deixar uma rota de saída para o animal em direção ao mar.
No total, cinco ocorrências de lobo-marinho-sul-americano foram registradas no país em 2024. Já no caso do lobo-marinho-subantártico, foram registradas sete ocorrências.
É comum no Brasil
A espécie Arctocephalus australis é comum no Brasil, assim como a Arctocephalus tropicalis. No total, cinco ocorrências de lobo-marinho-sul-americano foram registradas no país em 2024. Já no caso do lobo-marinho-subantártico (Arctocephalus tropicalis), foram registradas sete ocorrências.
Se liga quando encontrar um animal marinho encalhado:
-Não se aproxime, alimente ou toque neles;
-Caso encontre animais aparentemente feridos ou doentes, não tente socorrê-los;
-Evite o contato de animais domésticos com animais silvestres.
O resgate de aves, tartarugas e mamíferos marinhos na faixa de areia pode ser solicitado todos os dias, das 8h30 às 17h30, pelo 0800-642-3341, seja para animais vivos ou mortos.