Os fortes ventos e o mar agitado em Santa Catarina desde quarta-feira arrastaram embarcações na orla entre as praias de Zimbros e Morrinhos, em Bombinhas. Na foz do rio Passa-Vinte, um dos barcos de pesca foi lançado pra perto dos molhes. Na praia de Morrinhos, o barco de turismo “Bella Bombinhas” foi parar na areia e moradores se uniram pra segurar a embarcação com cordas.
Todos os barcos fundeados na enseada sofreram com o ventão e o mar agitado, com ondas que chegaram a bater no muro das casas na quarta-feira. A região é conhecida por receber o vento sul de frente ...
Todos os barcos fundeados na enseada sofreram com o ventão e o mar agitado, com ondas que chegaram a bater no muro das casas na quarta-feira. A região é conhecida por receber o vento sul de frente, trazendo risco para as embarcações que ficam ancoradas na enseada. Na costa de Floripa, a ventania surpreendeu e assustou pescadores que estavam navegando.
As fortes rajadas também provocaram queda de árvores e galhos atingiram a rede elétrica. No bairro Araçá, em Porto Belo, uma árvore caiu sobre a fiação e os bombeiros foram chamados para fazer o corte. Segundo dados da Celesc, até a manhã desta quinta-feira, 304 residências ainda estavam se energia no Araçá e no Perequê. Em Bombinhas não havia mais interrupções.
O ventão também derrubou árvores em Itajaí, nos bairros Itaipava, São João, Fazenda e São Vicente. No bairro São João, um coqueiro de 12 metros caiu sobre um muro e bloqueio a passagem na rua Pedro Antônio Faial. Os bombeiros fizeram o corte do tronco e a limpeza da via. Em Penha, os bombeiros atenderam três ocorrências com queda de árvores. Em Barra do Sul, um pescador foi resgatado após a embarcação ficar à deriva em meio ao vendaval.
Ventania continua
De acordo com a Defesa Civil de Itajaí, a condição de chuva, temporais e vento forte segue até sexta-feira em todo o litoral de Santa Catarina devido à atuação de áreas de instabilidade, associada à circulação marítima e à chegada de uma nova frente fria nesta quinta-feira. A previsão é de chuva diária até sábado na região de Itajaí.
Os ventos fortes são previstos até a tarde de sexta-feira, com maior ventania no litoral sul do estado, segundo o Ciram/Epagri. Na região de Itajaí, as rajadas podem passar dos 40 km/h. O ventão deixa o mar agitado, com ondas de 2,5 a 3,5 metros em áreas do litoral mais afastadas da costa. A condição é desfavorável para a navegação de pequenas e médias embarcações.
Segundo o laboratório de Climatologia da Univali, as praias da região terão ondas de até um metro até domingo. Em alguns picos, na praia do Gravatá, em Navegantes, podem ter séries de 1,5 metro ou até maiores.
Sol deve voltar no domingo
A chuva que começou no final da tarde de terça-feira no sul de Santa Catarina e se estendeu pro resto do estado na quarta-feira foi causada por uma frente fria no litoral do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Choveu mais em Praia Grande, no sul catarinense, com 160 mm em 24 horas.
Em Itajaí, os totais ficaram em torno de 20 mm em 48 horas. Desta quinta-feira até segunda-feira, é esperado que chova cerca 50 mm, volume que pode ser maior em alguns pontos. A chance de chuva diminui gradualmente até fim de semana. Entre sexta e sábado, o tempo fica encoberto, podendo ter aberturas de sol em algumas áreas do litoral.
No domingo ainda pode ocorrer chuva fraca e ocasional, mas a previsão é de boa abertura de sol na região e na maior parte do estado, com as temperaturas voltando a se elevar. Em Itajaí, a máxima pode chegar a 26°C. O tempo deve abrir de vez a partir da quarta-feira, com sol e calor em todo o estado.