NA ESTRADA
Planos pro feriadão? Parque Raimundo Malta é um passeio gratuito em BC
São sete trilhas ecológicas, parquinho, espaço pra piquenique e muita área verde
Ana Júlia Kamchen [editores@diarinho.com.br]
Tem dias que tudo o que a gente precisa é desligar a cabeça e colocar o pé na grama. Em Balneário Camboriú, o Parque Raimundo Malta é uma opção de passeio ecológico totalmente gratuito, que pode inclusive ser um bom plano para o feriadão.
O DIARINHO caiu na estrada para conhecer de perto a área natural de quase 173 mil metros quadrados e trazer todas as dicas. Chega mais!
Berçário de aves
O parque se torna berçário de pássaros durante a primavera, época de reprodução das aves no sul do Brasil. Não é tão fácil ver os pássaros de pertinho, mas é possível ouvi-los em cada canto do parque. A brincadeira dos visitantes é procurar as aves pelo som, pra ver se conseguem vê-las no alto das árvores. Um dos “points” preferidos dos quero-queros e seus filhotes é a horta do parque e o gramado próximo ao prédio da Secretaria do Meio Ambiente. Entre as flores, quem também acompanha o passeio são as borboletas.
Partiu trilha?
São sete trilhas a serem exploradas no Parque Raimundo Malta. Todas são planas e de fácil acesso, então todo mundo pode ir tranquilo. A trilha de São Francisco fica logo na entrada do parque, seguida da trilha do Graxaim. As outras trilhas ficam mais escondidas, mas é possível se orientar através do mapa.
A trilha Bambuzal começa ao final da trilha São Francisco. A trilha Gamboa pode ser acessada pela Trilha Graxaim ou pela Trilha Figueira. Já a trilha Caranguejo começa logo atrás do almoxarifado, mas também pode ser acessada pela trilha Figueira. Tanto a trilha da Gamboa como a trilha do Caranguejo levam ao Píer Escola Ambiental, que dá vista ao rio Camboriú. O espaço tem um bom deque para curtir a vista e a passagem dos barquinhos.
Tem parquinho!
Vários balanços, escorregadores e gangorras fazem a alegria dos pequenos. A parte boa é que tem espaço pra todo mundo, e a brincadeira está garantida. Só o parquinho faz a visita valer a pena pra quem vai com crianças. Na hora de ir embora, é comum ouvir “posso brincar só mais cinco minutinhos?”.
Espaço para piquenique
O gramado extenso no centro do parque é convidativo para um piquenique em família. Também tem mesinhas perto da entrada da trilha do Caranguejo. Fora o momento lanchinho, o parque conta com um gazebo para sentar e curtir a paisagem, além de vários bancos.
Labirinto das Clúsias
Outra atração ecológica do parque é o Labirinto das Clúsias, plantas nativas do litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro. As plantas são altas e ornamentais, e formam um labirinto em círculo. As Clúsias são muito usadas em paisagismo, ideais para cercas vivas e renques resistentes, especialmente no litoral. Por isso, foi escolhida para o projeto do labirinto verde, segundo a prefeitura de BC.
Complexo fitoterápico
O parque também conta com o Complexo Fitoterápico Municipal, que oferece atendimento gratuito ao público nas segundas, quartas e sextas, das 14h às 17h, com orientação individual. No local, são disponibilizados compostos fitoterápicos que ajudam na preservação de espécies medicinais e incentivam o uso terapêutico de plantas. Entre os produtos oferecidos estão tinturas de açafrão e alcachofra, para digestão e controle do colesterol, além de cremes de calêndula e confrei, com propriedades anti-inflamatórias.
Fauna e Flora
Localizado no bioma mata atlântica, o Parque Raimundo Malta é lar de animais como o lagarto teiú, cigarra, saracura, biguá e mão-pelada. Já as espécies da flora nativa, como ipê-amarelo, figueira-branca, pau-jacaré e garapuvu estão espalhadas pelo parque e são identificadas com placas informativas.
Onde fica?
O Parque Raimundo Malta fica na alameda Delfim de Pádua Peixoto Filho, 122, no bairro dos Municípios, no final da rua Angelina.
O parque abre todos os dias, desde que não esteja chovendo. Nos dias de semana, o espaço funciona das 13h às 17h. Aos sábados, domingos e feriados, é possível fazer o passeio entre 10h e 17h.
Fica a dica
Não dá pra ir no parque sem passar repelente e protetor solar. Outra sugestão é ir com roupas confortáveis ou de atividade
física.
Se liga
O que não pode?
• Caçar ou capturar animais
• Jogar lixo na natureza
• Quebrar galhos ou escrever em troncos
• Som alto
• Fazer fogueira ou acender velas
• Acampar
• Jogar bola e soltar pipa
• Andar de bicicleta
• Consumir bebida alcoólica
• Passear com animais domésticos
• Subir em árvores