Caça em parque
PF faz buscas contra caçadores que matavam animais silvestres
Matadores caçavam macacos, veados, tatus e aves
Laura Testoni [lauratestoni16@gmail.com]
A Polícia Federal (PF) cumpriu 18 ordens de busca e apreensão em casas de acusados de praticar caça ilegal no Parque Nacional (Parna) da Serra do Itajaí. Os grupos criminosos matavam veados, quatis, macacos, aves, catetos, tatus, pacas e cutias. Ninguém foi preso.
A operação da PF foi em parceria com a Polícia Militar Ambiental (PMA) de Santa Catarina, com buscas nas cidades de Blumenau, Indaial, Rio dos Cedros e Guabiruba. As investigações começaram em novembro de 2023, após a PMA identificar a caça no parque.
Segundo a PF, os caçadores atuavam em grupos que se revezavam para caçar em diferentes horários ao longo do dia. Eles utilizavam armadilhas, GPS e cães de caça. Diversos equipamentos foram apreendidos durante as buscas.
Reserva ambiental
O Parna Serra do Itajaí foi criado em 2004 e ocupa uma área de 57 mil hectares de Mata Atlântica, abrangendo oito municípios: Apiúna, Blumenau, Botuverá, Gaspar, Guabiruba, Indaial, Presidente Nereu e Vidal Ramos.
A reserva é aberta para visitação, com atividades como piqueniques, caminhadas, pedaladas, banhos em rios, e contemplação da natureza. As visitas devem ser agendadas previamente por e-mail (parnaserradoitajai.sc@icmbio.gov.br) ou pelo telefone (48) 98829-2816..