Número 2 do ranking brasileiro na categoria sub-14, a enxadrista de Penha Mariana Nara da Costa, participa nesta semana do Campeonato Mundial da Juventude de Xadrez, em Florianópolis. O evento será disputado por 527 atletas de 62 países até o dia 10 de novembro, nas categorias sub-14, sub-16 e sub-18, no feminino e no absoluto.
O Brasil terá 97 atletas na disputa, muitos deles catarinenses. Países tradicionais no xadrez, como Estados Unidos, Índia, França, Espanha, Geórgia, China, Noruega, Alemanha, Cazaquistão ...
 
Já possui cadastro? Faça seu login aqui.
OU
Quer continuar lendo essa e outras notícias na faixa?
Faça seu cadastro agora mesmo e tenha acesso a
10 notícias gratuitas por mês.
Cadastre-se aqui
Bora ler todas as notícias e ainda compartilhar
as melhores matérias com sua família e amigos?
Assine agora mesmo!
O Brasil terá 97 atletas na disputa, muitos deles catarinenses. Países tradicionais no xadrez, como Estados Unidos, Índia, França, Espanha, Geórgia, China, Noruega, Alemanha, Cazaquistão e Polônia também estão representados no evento. Serão 11 partidas de xadrez em ritmo de xadrez clássico para definir os campeões e campeãs mundiais de cada categoria. Cada partida pode durar mais de cinco horas.
A organização segue o padrão mundial com detector de metais para evitar entrada de eletrônicos na área das partidas e uma equipe de árbitros internacionais da Federação Internacional de Xadrez (FIDE). A Confederação Brasileira de Xadrez (CBX) também faz parte da organização.
A atleta de Penha chega ao Mundial em busca de mais uma medalha internacional para sua carreira. No início do ano, ela foi um dos destaques do maior torneio aberto de xadrez da América Latina, o Floripa Chess Open 2024, que aconteceu na capital catarinense. Mariana faturou três medalhas na competição, sendo duas de prata e uma de bronze.
“Mari é muito dedicada e segue em constante evolução. Seguimos confiantes e conto com a torcida e boas energias para que ela volte com a medalha”, comenta o técnico Maico da Costa. Ela faz parte do projeto Virando o Jogo, e recebe Bolsa Atleta da Fundação de Esporte de Penha.