ATENÇÃO, CONSUMIDOR!
Ministério da Agricultura proíbe 11 marcas de azeite suspeitas; veja
Produtos foram considerados impróprios para consumo; marca de SC está na lista
Ana Júlia Kamchen [editores@diarinho.com.br]
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) proibiu a venda de 11 marcas de azeite no Brasil nesta quinta-feira. Os produtos foram considerados impróprios para consumo após análise do Laboratório Federal de Defesa Agropecuária. Além da qualidade do azeite, todas as empresas responsáveis pelos produtos estão com o CNPJ baixado junto à Receita Federal, ou seja, sem registro ativo.
Foram suspensos todos os lotes das marcas Málaga, Rio Negro, Quinta de Aveiro, Cordilheira, Serrano, Oviedo, Imperial, Ouro Negro, Carcavelos, Pérola Negra e La Ventosa – embalada por uma empresa de Araquari, em Santa Catarina, e distribuída no estado e em São Paulo. Outras marcas estão sob análise, e uma nova lista será divulgada assim que os resultados forem concluídos.
Supermercados e atacadistas que disponibilizarem os produtos suspensos pelo Ministério também podem ser responsabilizados. Consumidores que eventualmente tiverem comprado esses produtos não devem consumi-los e têm direito a solicitar a substituição. A lista completa com as empresas responsáveis e distribuidoras está disponível ao final desta matéria.
Dicas para comprar azeite
O azeite é o segundo alimento mais fraudado no mundo, perdendo apenas para o pescado. Confira as dicas do Mapa para evitar ser enganado na hora de comprar o produto:
-Desconfie sempre de preços abaixo da média
-Verifique se a empresa está registrada no Mapa
-Confira a lista de produtos irregulares já apreendidos em ações do Mapa
-Não compre azeite a granel
-Atente-se à data de validade e aos ingredientes contidos
-Prefira produtos com data de envase mais recente
Arquivo para download:
656513_Lista-de-Azeites-suspensos.pdf