Brasil
Veja as 12 marcas de azeite suspensas pelo Ministério da Agricultura
Lista tem três marcas de Santa Catarina
Ana Júlia Kamchen [editores@diarinho.com.br]
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) suspendeu a venda de mais 12 marcas de azeite, após constatar irregularidades que tornam os produtos impróprios para consumo. O novo alerta foi publicado menos de 20 dias após a última suspensão de marcas no Brasil.
A operação faz parte de uma série de ações do Mapa para combater fraudes no mercado de azeites, que é apontado como o segundo produto alimentar mais fraudado no mundo.
Entre as marcas suspensas, três são de Santa Catarina: La Ventosa, Vicenzo e Don Alejandro. No Paraná, foram proibidas as marcas Alonso, Quintas D’Oliveira e Olivas del Tango. Em São Paulo, Almazara e Escarpas das Oliveiras também estão na lista. Já no Rio de Janeiro, foi suspensa a marca Grego Santorini. No Espírito Santo, a marca proibida é a Quinta de Aveiro. Em Goiás, a marca Garcia Torres foi barrada, e na Bahia, a Vila Real.
Os testes feitos pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária identificaram a presença de outros óleos vegetais, não especificados, nos produtos analisados, o que compromete a qualidade e a segurança dos azeites. Essas alterações podem representar riscos à saúde dos consumidores.
Quatro das empresas responsáveis por essas marcas estão com os CNPJs suspensos ou já foram baixadas pela Receita Federal, reforçando as suspeitas de fraude. A venda desses produtos é uma infração grave, e os estabelecimentos que continuarem a comercializá-los podem ser responsabilizados.
Os consumidores que compraram as marcas devem interromper o uso e solicitar a substituição, conforme as diretrizes do Código de Defesa do Consumidor. Denúncias sobre a venda de produtos fraudulentos podem ser feitas No canal oficial Fala.BR, com o local de compra.
Marcas de azeite suspensas
DICAS PARA NÃO SER ENGANADO
• Desconfie de preços muito baixos
• Verifique se a empresa está registrada no Mapa
• Consulte a lista de produtos irregulares apreendidos em operações anteriores
• Evite comprar azeite a granel
• Fique atento à data de validade e aos ingredientes
• Dê preferência a produtos com data de envase recente
-Evite comprar azeite a granel
-Fique atento à data de validade e aos ingredientes
-Dê preferência a produtos com data de envase recente