O Ministério Público deu prazo de 15 dias para que o Semasa e o Instituto Itajaí Sustentável (Inis) esclareçam a denúncia de que o hotel Ibis, na avenida Contorno Sul, no centro de Itajaí, estaria despejando esgoto direto na rede pluvial, sem tratamento.
A solicitação foi feita no dia 12 de setembro pelo promotor André Braga de Araújo, da Promotoria Regional do Meio Ambiente. Até o dia 27 deste mês, os órgãos devem apresentar o que foi ...
 
Já possui cadastro? Faça seu login aqui.
OU
Quer continuar lendo essa e outras notícias na faixa?
Faça seu cadastro agora mesmo e tenha acesso a
10 notícias gratuitas por mês.
Cadastre-se aqui
Bora ler todas as notícias e ainda compartilhar
as melhores matérias com sua família e amigos?
Assine agora mesmo!
A solicitação foi feita no dia 12 de setembro pelo promotor André Braga de Araújo, da Promotoria Regional do Meio Ambiente. Até o dia 27 deste mês, os órgãos devem apresentar o que foi feito para resolver o problema ambiental.
O promotor pediu que o Semasa faça uma vistoria nos hotéis Ibis Budget e Ibis Hotel, com foco no Ibis Hotel, alvo da denúncia. Caso sejam encontradas irregularidades, é preciso encaminhar um relatório com as providências adotadas.
O Inis também deve participar da vistoria para avaliar os danos ambientais e propor medidas para corrigi-los.
Segundo a denúncia publicada no DIARINHO em junho, o hotel despejaria dejetos da cozinha na rede pluvial. A estação de tratamento de esgoto estaria inoperante. Enquanto o Ibis Budget estaria regular, o Ibis Hotel é o responsável pelo descarte irregular na rede pluvial.
O Inis informou que ao DIARINHO que uma fiscalização foi feita nesta terça-feira, mas o resultado ainda não foi divulgado. Já o Semasa multou o hotel duas vezes pela falta de tratamento do esgoto e informou que o problema está perto de ser resolvido.
A dificuldade para conectar o esgoto é que a rede coletora não passa em frente ao hotel, mas na rua José Marçal Dutra, que fica na lateral do estabelecimento. Banheiros e parte do prédio já foram conectados, mas a cozinha ainda não.
Para solucionar o problema, o Semasa autorizou a extensão da rede coletora até a frente do hotel, e a obra deve ser feita em até 30 dias.