BALNEÁRIO CAMBORIÚ
Ruth Cardoso tem demora de 12 horas, diz denúncia
Diretora explica que pacientes recebem medicação e ficam em observação
João Batista [editores@diarinho.com.br]
Usuários do hospital Ruth Cardoso, em Balneário Camboriú, denunciam que pacientes esperaram por mais de 12 horas por médico na semana passada. Enquanto aguardavam atendimento, os pacientes ficaram deitados em cadeiras. A direção desmentiu a situação.
Segundo a diretora do Ruth Cardoso, Syntia Sorgato, não houve registro de pessoas esperando por 12 horas o primeiro atendimento médico na quinta passada. Ela também observou que não teve falta de médicos, de equipe de enfermagem ou outros profissionais no dia.
Ela explica que, após atendimento médico, os pacientes ficam em observação e esperam os resultados dos exames e a discussão do caso com especialistas, quando necessário. “Em observação quer dizer que os pacientes já estão atendidos e estão sendo acompanhados”, aguardam exames e resultados”, afirma.
No caso dos pacientes nas cadeiras, a diretora esclareceu que eram pessoas já atendidas que estavam recebendo medicação por estarem com acesso venoso com soro e/ou remédios. A orientação para elas é ficarem sentadas enquanto recebem a medicação.
O atendimento também segue a classificação de risco, que prioriza os casos mais graves. “Conforme a classificação de risco e gravidade, pacientes que necessitam de observação são alocados em salas de observação com poltronas e/ou camas”, informa a diretora.