CRIME AMBIENTAL
Ibama multa jet skis e iate que perseguiram baleias
Casos foram em Bombinhas e Florianópolis
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]
Três embarcações foram autuadas pelo Ibama em Santa Catarina perseguindo baleias-francas, mães e filhotes, na costa catarinense. Os incidentes envolveram dois jet skis e um iate que infringiram a lei ambiental ao se aproximarem dos mamíferos com os motores ligados a menos de 100 metros.
A primeira ocorrência foi registrada no início do mês em Bombinhas, com o iate, e a segunda no último domingo, em Florianópolis, com os jet skis.
A legislação brasileira é clara: é crime aproximar-se de baleias com motor ligado a menos de 100 metros. As multas para quem desrespeita essa norma podem chegar a R$ 2,5 mil, além de sanções criminais que podem resultar em até cinco anos de prisão.
O Ibama tem intensificado a fiscalização, utilizando drones e fazendo o monitoramento presencial, após receber denúncias com imagens e relatos nas redes sociais. Os cidadãos podem colaborar enviando denúncias para o e-mail fauna.sc@ibama.gov.br.
A baleia-franca, espécie ameaçada de extinção, utiliza as águas catarinenses para reprodução. Perturbações durante esse período crítico podem impactar negativamente a recuperação da espécie.