O projeto ProFranca, de Imbituba, registrou na tarde de segunda-feira a morte de uma baleia-franca, encontrada à deriva, longe da costa, na região do Cabo de Santa Marta, em Laguna, no sul de Santa Catarina. A ocorrência foi atendida pelo projeto após aviso de pescadores artesanais da região.
“É um indivíduo adulto, com cerca de 12 metros de comprimento, e, por enquanto, não é possível saber a causa da morte do animal. Nas imagens, é possível verificar que a pele está descamando ...
“É um indivíduo adulto, com cerca de 12 metros de comprimento, e, por enquanto, não é possível saber a causa da morte do animal. Nas imagens, é possível verificar que a pele está descamando devido à exposição ao sol”, explicou a diretora do ProFranca, Karina Groch.
Ela contou que após o recebimento da informação foi iniciado o protocolo de encalhes e emalhes da APA da Baleia Franca/ICMBio, do qual fazem parte diversas entidades ambientais, educacionais e de segurança que trabalham em parceria no atendimento de ocorrências.
Pelas redes sociais, usuários relatam que a baleia foi vista ainda com vida na tarde de domingo por banhistas. A Polícia Ambiental foi acionada, mas ninguém apareceu até o anoitecer.
Esse é o segundo caso de morte de baleia-franca neste mês. Na semana passada, um filhote da espécie, de cinco metros de comprimento, foi encontrado encalhado na Praia do Rosa, em Imbituba, em avançado estágio de decomposição. Foi o 4º encalhe de baleia-franca da temporada 2024, segundo o ProFranca.
Espetáculo
A baleia-franca pode atingir até 17 metros de comprimento e se movimenta no litoral sul brasileiro de julho a novembro, no seu período reprodutivo. Em Santa Catarina, a APA Baleia Franca abrange 10 cidades da região sul, entre Florianópolis e Içara. A maioria dos avistamentos é na costa de Imbituba, Laguna e Garopaba, que estão na Rota da Baleia.
As bonitonas deram show na manhã de domingo, nas praias da Gamboa e do Siriú, em Garopaba. Imagens foram feitas pelo fotógrafo Eduardo Valente. No mesmo dia, famílias inteiras de baleias foram vistas em Imbituba, nas praias de Ibiraquera (três adultos com três filhotes), do Luz (dois adultos e dois filhotes), e Rosa Norte (um adulto com um filhote).