Investimento verde
Volkswagen do Brasil vai investir R$ 13 bilhões em fábricas de São Paulo
Com os investimentos, serão introduzidos biometano nas fábricas, reduzindo as emissões de CO2 e ampliando o portfólio de veículos no Brasil
Ana Zigart [editores@diarinho.com.br]
A Volkswagen do Brasil anunciou um investimento de R$ 13 bilhões em suas três fábricas de São Paulo, visando à modernização e sustentabilidade das unidades de produção. A planta de Anchieta, em São Bernardo do Campo, e a fábrica de Taubaté serão pioneiras no setor automotivo ao integrar o biometano em sua matriz energética, com potencial para reduzir em até 99% as emissões de CO2 em parte do processo produtivo, em comparação com combustíveis fósseis.
O investimento permitirá que a fábrica de Anchieta produza dois modelos inéditos, enquanto a unidade de Taubaté se prepara para lançar um automóvel totalmente novo e 100% desenvolvido no Brasil. Além disso, a fábrica de motores de São Carlos receberá um novo propulsor a combustão destinado a veículos híbridos. Essa iniciativa faz parte da nova estratégia da Volkswagen, que prevê o lançamento de 16 novos veículos até 2028, incluindo modelos com tecnologia Total Flex, híbridos e 100% elétricos.
A empresa alemã também planeja introduzir no Brasil a plataforma MQB Hybrid, que combina flexibilidade e sustentabilidade, reforçando o compromisso da Volkswagen com a inovação e a redução de impactos ambientais no setor automotivo.